Vereadores discutem a Segurança Pública em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 06/09/2017 12h09, última modificação 06/09/2017 12h09
06/09/2017

A reunião realizada pelo Executivo Municipal na segunda-feira (04) para discutir a insegurança e a violência em Viçosa repercutiu entre os vereadores durante a reunião Ordinária da terça-feira (05). Em meio a congratulações ao prefeito Ângelo Chequer (PSDB) pela mobilização, falas de preocupação com a possibilidade de rebaixamento da 10ª Cia Independente da Polícia Militar a Cia Especial, ligada ao Batalhão de Ubá. De acordo com o comando da PM, um estudo está sendo realizado para reajustar a força policial de todo o Estado sem prejuízo para a segurança da população.

A Líder do Prefeito e Presidente da Comissão de Segurança Púbica da Casa Legislativa, Vereadora Brenda Santunioni (PP), parabenizou o Executivo pela iniciativa de organizar o encontro: “é assim que se faz: se antecipando aos fatos. Quando se sabe de uma notícia que pode prejudicar a cidade e região, a resposta deve ser imediata”. O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) criticou o Executivo “por ter criado uma situação alarmista e midiática” ao comunicar a possibilidade de rebaixamento da unidade da PM. Idelmino também informou que solicitou reunião com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP-MG) para tratar da questão: “além de discutir o combate por meio do enfrentamento, é preciso discutir a prevenção pelas políticas públicas para resgatar o jovem de situações de risco”, disse.

O Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) afirmou que a população já está alarmada pela própria onda de violência, e que medidas como a reunião articulada pelo prefeito, devem ser tomadas com urgência: “até o dia 01 de setembro foram 12 homicídios a mais do que em 2016, como a população não vai se alarmar?”, questionou. O Vereador Sávio José (PT) também falou sobre a possibilidade de mudança na PM viçosense: “pode haver rebaixamento, assim como pode haver elevação. Seria salutar para o Município conhecer a complexidade das diferentes estruturas e alternativas. Temos que tratar esses assuntos com muito zelo e eficiência para não passar ainda mais desespero para a população”, disse.

O Comandante da 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (4ª RPM), Cel Alexandre Nocelli, esteve no encontro realizado no Centro Administrativo e garantiu que Viçosa “não perderá policiais ou viaturas com a mudança na categoria”, seja para companhia especial ou elevada para batalhão. Também participaram da discussão os Vereadores Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), Paulo Sérgio (Toti) (PRTB), e Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC), além de outras autoridades municipais e membros da sociedade civil. Um documento, intitulado Carta de Viçosa pela Segurança Pública, foi redigido no encontro e será enviado ao Governo do Estado, ao Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e ao Ministério da Justiça.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi