Câmara recebe Fórum Eletivo de órgãos representativos dos idosos

por Assessoria de Comunicação publicado 17/10/2017 18h41, última modificação 17/10/2017 18h41
17/10/2017

Aconteceu na tarde da segunda-feira (16) a abertura do Fórum Eletivo do Conselho Municipal do Idoso e do Parlamento do Idoso (PI), em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. Antes do Fórum, os idosos participaram de uma passeata até a Câmara Municipal, em prol do respeito à cidadania. As atividades precedem a programação da Semana Municipal do Idoso, que será realizada entre os dias 23 e 27 desse mês. As ações fazem parte de uma iniciativa da Câmara, por intermédio da Escola do Legislativo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) e Departamento de Nutrição e Saúde da Universidade Federal de Viçosa (DNS/UFV).

A sessão foi presidida pelo Coordenador Técnico da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB). Para o parlamentar, a união entre o poder público e instituições da sociedade civil são de grande importância para o sucesso das políticas públicas para os idosos: “estamos fazendo um trabalho que o Estado deveria fazer há muito tempo, que é valorizar aqueles que contribuíram para o desenvolvimento das nossas comunidades e nossa cidade”. O Secretário Municipal de Assistência Social, Luis Eduardo Figueiredo Salgado, falou sobre a retomada dos trabalhos do Conselho do Idoso como importante ferramenta de defesa de direitos. “Iremos usar esse e outros órgãos para fazer os direitos dos idosos serem respeitados. Não vamos admitir que o idoso não tenha voz”, disse. Também estiveram presentes, e fizeram parte da Mesa, o Secretário Luis Eduardo, o Defensor Público de Viçosa, Glauco Rodrigues, a Coordenadora Técnico-Científica do PMTI e professora do DNS/UFV, Andréia Ribeiro, e Maria da Glória Ramos, representando os demais idosos.

O Vereador Geraldão ainda apresentou como se dará o Parlamento do Idoso, cuja primeira edição já está prevista para 2018. Segundo o vereador, o objetivo é incluir, ainda mais, a população idosa no cotidiano do Poder Legislativo de Viçosa. “O Parlamento do Idoso será composto por membros de grupos da Melhor Idade e segmentos dos idosos de Viçosa, como o PMTI, CREAS, Lar dos Velhinhos e muitos outros, para discutir a situação do idoso e zelar pela cidadania”, informou.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi