Indicados para o Parlamento do Idoso recebem capacitação na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 27/11/2017 14h45, última modificação 27/11/2017 14h45
27/11/2017

Aconteceu na quinta-feira (23) a primeira de uma série de capacitações oferecidas pela Casa Legislativa para os idosos indicados para compor a primeira turma do Parlamento do Idoso (PI). Ao longo de quatro encontros, os 30 participantes irão passar por atividades de integração com a jornada parlamentar e com o fazer legislativo, ao lado dos Coordenadores Geral e Técnico da Escola do Legislativo da Câmara, Vereadores Brenda Santunioni (PP) e Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB). O PI é um projeto da Escola do Legislativo que tem como objetivo possibilitar aos idosos a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato, que se inicia em 2018 e tem duração de um ano.

Nesse primeiro momento, 20 dos 30 idosos indicados por entidades representativas como o Lar dos Velhinhos, Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) e outros, participaram da capacitação. A Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo, Michelle Dias, a servidora Paula Murno e os vereadores Brenda e Geraldão preparam uma edição especial do “Câmara Visita” voltado para os futuros parlamentares. “Buscamos apresentar e fazer uma integração dos idosos com o funcionamento da Casa Legislativa”, contou Geraldão. Nas próximas três semanas, sempre às quintas-feiras, 15h, o grupo vai se dedicar ao estudo do Regimento Interno do PI. Segundo Geraldão, está sendo avaliada a possibilidade de uma visita ao Parlamento da Melhor Idade, projeto semelhante ao PI criado na Câmara Municipal de Ubá.

Conselho Municipal do Idoso

Na sexta-feira (24) foi eleita, também na Câmara, a Mesa Diretora do Conselho Municipal do Idoso, reativado este ano. Foram escolhidos Wederson Candido Oliveira, do PMTI, como Presidente, e José Mario Rangel, Chefe do Departamento Municipal de Cultura, como Vice. Após a eleição, os participantes participaram de pequenas palestras sobre a atuação do Conselho, direitos do idoso e importância do Parlamento do Idoso com o Defensor Público Glauco Rodrigues e membros de composições anteriores do Conselho.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi