Vereadores participam do Fórum Municipal de Educação do Campo

por Assessoria de Comunicação publicado 29/11/2017 10h35, última modificação 29/11/2017 10h35
29/11/2017

Os Vereadores Sávio José (PT) e Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) participaram na segunda-feira (27) do Fórum Municipal de Educação do Campo, realizado na Escola Almiro Paraíso, zona rural de Viçosa. Mais de 300 pessoas estiveram no local para discutir estratégias e metodologias para valorizar a educação do campo. Ao final do Fórum, foi redigido e encaminhado ao Executivo um documento solicitando a reabertura de turmas fechadas por falta de alunos e a manutenção das escolas. Os Vereadores comentaram as discussões do Fórum durante a reunião Ordinária da terça-feira (28).

De acordo com os realizadores, o Fórum busca defender as escolas do campo que existem em Viçosa: E.M. José Lopes Valente, na comunidade do Tico-tico; E.M. Professor Mário Del Giudice, na Colônia Vaz de Melo; E.M. Dr. José Teotônio Pacheco, em Posses; e E.M. Almiro Paraíso. Segundo o Vereador Sávio, o debate foi muito representativo. “Em toda a zona rural, o que vemos é um desmonte das escolas e um descaso com a população do campo. As escolas rurais são pontos de referência para as famílias do campo, e sua importância vai muito além da alfabetização de crianças”, disse.

O Vereador Professor Idelmino também falou sobre a política voltada para o ensino público na zona rural, e destacou a extinção de turmas por falta de alunos. “A Almiro Paraíso vem de forma rotineira, ano a ano, sofrendo com a tentativa de fechamento da escola”, e completou: “uma escola no meio rural não é só uma escola, é o centro de uma comunidade”. Além do manifesto enviado à Administração Municipal, o encaminhamento principal do Fórum foi a criação de um Fórum Permanente de Discussão e Defesa das Escolas do Campo.

O Fórum Municipal de Educação do Campo é uma realização da Associação Comunitária do Paraíso, Prefeitura Municipal, Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Licena/UFV) e Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (DPE/UFV).

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi