Vereadora apresenta o "Mexa-se" às cidades

por Assessoria de Comunicação publicado 18/01/2018 10h45, última modificação 19/01/2018 08h21

Ao todo, Viçosa recebeu na tarde da terça-feira (16), no salão do prédio da Prefeitura Municipal, representantes de sete cidades da região. A iniciativa da Vereadora Brenda Santunioni (PP), Líder do Prefeito na Casa Legislativa, teve como principal objetivo apresentar o Projeto “Mexa-se”, que prioriza hábitos de vida saudável, aos dirigentes dos municípios.

A ação, que já conta com a adesão de mais de 12 cidades espalhadas pelo País, tem como idealizador o Professor, Doutor em Educação, Jaime Tolentino Neto, que esteve em Viçosa para falar sobre o Projeto “Mexa-se”: Estamos aqui para falar de prevenção. Orientação e prevenção em saúde para a população. O que apresentamos é um projeto de hábitos de vida saudável de baixo custo para o município e elevado alcance social.”, disse. O “Mexa-se”, que visa a melhora da qualidade de vida pelo incentivo à prática esportiva traz a proposta do trabalho em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF) nos bairros.

Para a Vereadora Brenda, “o projeto é uma oportunidade de oferecer ao município um cadastro detalhado da saúde da população, enquanto para o cidadão é uma forma gratuita de cuidar da saúde.”. E completou: “A ideia vai muito além da atividade física. Com o cadastro teremos informações como obesidade, nutrição, doenças, com a busca pela melhoria na qualidade de vida.”, afirmou.

Os números atuais na cidade de Sete Lagoas/MG, onde o projeto funciona há 12 anos, já aprovado pela Câmara Municipal, e institucionalizado, mostram os resultados, e que segundo Jaime Neto, comprovam a credibilidade do “Mexa-se”: “Hoje, 17.830 pessoas participam das atividades na cidade. São 36 Polos (bairros). Ou seja, são cidadãos que recebem avaliação física semestral, com a aferição de pressão, outro destaque do projeto”.

O Prefeito Ângelo Chequer, que participou do encontro ao lados dos representantes dos municípios de: Araponga, Cajuri, Canaã, Diogo Vasconcelos, Guaraciaba, Rio Doce, Teixeiras, e do Circuito Serras de Minas, sinalizou como positivo o projeto para Viçosa: “Iremos estudar, e viabilizar o projeto na cidade”, disse. Os vereadores Helder Evangelista (Cherinho) (PTC) e Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) também estiveram presentes.

Fonte: ASCOM/CMV