Diretoria de Trânsito fala sobre alterações em ruas do município

por Assessoria de Comunicação publicado 28/02/2018 13h43, última modificação 28/02/2018 13h43

O Diretor de Trânsito da Prefeitura de Viçosa, Lídson Lehner, foi convidado a participar da reunião Ordinária da terça-feira (27) para prestar esclarecimentos sobre as recentes mudanças no trânsito da cidade, especialmente na Rua dos Passos, no Centro. A solicitação foi feita pelo Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), e pelo Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), por intermédio do Requerimento nº 007. Moradores e comerciantes da região também estiveram no Plenário pedindo a revogação de algumas mudanças.

Para o Presidente Carlitos, é essencial discutir as alterações com a Diretoria de Trânsito (Diretran) e com a população afetada. “Moradores e comerciantes da Rua dos Passos, Dr. Britto, Tenente Kümmel e outras, estão sofrendo com a proibição de estacionamento. Do jeito que está é inviável”, disse. O trânsito na Rua dos Passos foi alterado após a Avenida Castelo Branco ter sido interditada no final do ano passado, fazendo com que o fluxo de veículos se intensificasse nas demais vias de acesso ao centro da cidade.

Segundo o Diretor Lídson Lehner, a Diretran apresentou e executou o projeto das mudanças com base nas questões técnicas das vias. De acordo com o Chefe do Departamento de Engenharia da Diretran, Pedro Henrique Pinheiro, que também participou da reunião, as mudanças estavam planejadas para acontecer gradativamente, mas as obras na Castelo Branco anteciparam o cronograma. “As proibições de estacionamento foram necessárias para manter a trafegabilidade nas vias. Alguns pontos da Rua dos Passos, por exemplo, tem largura inferior a seis metros, sendo que no manual de sinalização a largura mínima de cada faixa é de 2,80m”, explicou.

Para o Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), além do impacto econômico, é fundamental considerar o impacto social das alterações. “Muitos moradores não têm garagem e não podem mais deixar o carro parado na frente de casa. Os comerciantes perderam muito em faturamento”, disse. A Diretran informou que nos próximos meses serão implantados novos pontos de carga e descarga nas vias, e que os estacionamentos à noite, fins de semana e feriados serão permitidos em alguns locais.

Texto: Cleomar Marin
Revisão e foto: Mônica Bernardi