Vereador volta a cobrar relatório da ETE/Barrinha

por Assessoria de Comunicação publicado 21/02/2018 12h25, última modificação 21/02/2018 15h16

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), Presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio e Defesa do Consumidor da Câmara, ocupou a tribuna durante a reunião Ordinária da terça-feira (20) para falar sobre as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barrinha. Na primeira sessão legislativa de 2018, no dia 06 de fevereiro, Professor Idelmino enviou ao Executivo a Indicação nº 008/2018, em que solicita cópia do relatório do projeto ao Executivo da ETE/Barrinha feito pela empresa Despro, contratada para revisar a documentação arquitetônica, paisagística, estrutural e elétrica das unidades até dezembro. O vereador disse que, como o material não foi encaminhado à Casa, entrou em contato com o Ministério das Cidades para buscar resolver a situação da obra que devia ter sido entregue em julho de 2016, mas está parada.

As obras da ETE/Barrinha foram iniciadas em novembro de 2014 com recurso proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), que destinou R$ 13 milhões para a Estação de Tratamento. De acordo com o Vereador Professor Idelmino, o setor de gestão dos convênios do PAC2 informou que existe um fundo de R$ 8.610.000 à disposição do Executivo. “Foram gastos R$ 4.387.000, e nós temos somente a execução de 20% da obra. O Ministério das Cidades se mostrou extremamente preocupado com o gasto em apenas 20% da obra e também com o tempo que se passou”, afirmou o vereador.

O parlamentar declarou ainda que o Ministério vai entrar em contato com a administração municipal a fim de propor uma discussão a respeito do convênio. “O Município não está tratando a construção da ETE como uma prioridade. Uma obra estruturante, que vai nos permitir tratar 97% do esgoto que hoje é jogado nos mananciais”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi