Vereadora busca incentivos à agricultura familiar

por Assessoria de Comunicação publicado 15/02/2018 10h15, última modificação 19/02/2018 09h23

A Vereadora Brenda Santunioni (PP) esteve na quinta-feira (08) em Belo Horizonte com o intuito de buscar apoio do Governo de Minas Gerais para a formalização da agricultura viçosense de pequeno e médio porte. A parlamentar procurou a Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif) para discutir o assunto. Brenda se reuniu com o Superintendente da Secretaria Geral do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe), Fernando Passalio.

Para a vereadora, a produção da agricultura familiar em Viçosa é muito forte e importante, mas precisa ser mais incentivada pelos governos: “os pequenos e médios produtores rurais da nossa cidade necessitam de formalização e informação para levar a produção local para o resto da região”, disse. Uma das formas de se fazer isso, apontada pelo Superintendente Passalio, é a mobilização de fornecedores viçosenses para o Circuito Mineiro de Compras Sociais, evento idealizado pelo Fopemimpe e realizado pela Associação Mineira de Supermercados (Amis) com apoio do Governo de Minas Gerais, que tem como objetivo a aproximação entre pequenos fornecedores e representantes de grandes redes de supermercados.

“Queremos ver os produtos regionais, especialmente os de fornecedores familiares, nas gôndolas das grandes redes. Os pequenos produtores precisam apenas ter a oportunidade”, afirmou Fernando Passalio.  A partir de março, a Vereadora Brenda vai iniciar a mobilização desses produtores com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER/Viçosa).

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi