Vereadora visita Hemonúcleo de Ponte Nova

por Assessoria de Comunicação publicado 26/02/2018 10h55, última modificação 26/02/2018 10h55

Na manhã da sexta-feira (23) a Vereadora Brenda Santunioni (PP) visitou o Hemonúcleo de Ponte Nova com o intuito de conhecer a estrutura que atende Viçosa e outros 30 municípios que utilizam os bancos de sangue da Fundação Hemominas. A parlamentar tem trabalhado para levar a frente uma parceira entre a Hemominas e a Secretaria de Saúde de Viçosa, que estuda a instalação de um Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) na cidade.

A Vereadora Brenda foi recebida pela Gerente Administrativa do Hemonúcleo, Luciana Marinho. De acordo com Luciana, Viçosa e Ponte Nova são as cidades da região que mais demandam da doação de sangue. “Isso se deve aos hospitais nos dois municípios, que por realizarem cirurgias e tratamentos de referência, precisam de maior quantidade de sangue”, explicou. Pensando nisso e na necessidade de sensibilizar a população para a importância da doação, a vereadora, procurou a Fundação Hemominas para a criação do posto de coleta no Município, que já sinalizou positivamente para a concretização da iniciativa. “O nosso sonho é ter o PACE em Viçosa, uma cidade universitária que tem condição de nos ajudar a manter o nível dos bancos estável”, afirmou a Gerente Administrativa.

Para Brenda, o posto em Viçosa vai incentivar a doação, já que não será necessário se deslocar até outro Município. “O viçosense é muito solidário e está atento à necessidade de doação. Sempre tem alguém precisando e alguém disposto a doar, é nossa responsabilidade facilitar esse processo”, disse. Além da conscientização e coleta, a Hemominas realiza campanhas para cativação dos doadores recorrentes e captação de novos doadores, como as ações do “Doador do Futuro”, programa que se baseia em visitas às escolas. Nos dias 6, 7 e 8 de abril, o Hemonúcleo irá realizar mais uma campanha de coleta na Universidade Federal de Viçosa. O objetivo é sensibilizar veteranos e, principalmente, os calouros.

Enquanto o PACE Viçosa não for ativado, o doador que desejar deve continuar indo até o Hemonúcleo de Ponte Nova. É necessário ter entre 16 e 69 anos (menores precisam estar acompanhados do responsável legal ou portar autorização), ter e estar em boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade e pesar mais de 50kg. Outras condições que podem impedir a doação devem ser consultadas no site hemominas.mg.gov.br.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi