Cerimônia na Câmara marca início da Campanha da Fraternidade 2018

por Assessoria de Comunicação publicado 02/03/2018 11h40, última modificação 02/03/2018 11h40

A pedido do Vereador Sávio José (PT), a Câmara recebeu na noite da quarta-feira (28) a abertura da Campanha da Fraternidade 2018, cujo tema é “Fraternidade e superação da violência”. A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizada anualmente há mais de meio século, com o objetivo de promover a fraternidade a partir de um problema específico da sociedade.

Com o Plenário lotado de membros das comunidades religiosas do Município, a Mesa foi composta pelo Vereador Sávio, pela Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), e Defensora Pública, Ana Flávia Diniz, e pelos líderes religiosos: Pastor Jony de Almeida (Igreja Presbiteriana), Padre Lucas Germano (Vigário da Paróquia Santa Rita), Padre José Afonso de Lemos (Paróquia São Silvestre) e Cônego Lauro Barbosa (Paróquia de Fátima). Durante a sessão, os participantes debateram a questão central dessa edição da Campanha, a superação da violência.

Para o Vereador Sávio, o tema não poderia ser mais atual: “estamos vivendo um momento difícil no nosso País. Em nossa própria cidade acompanhamos o extermínio de jovens negros e muitos outros tipos de opressão”, disse. Segundo o parlamentar, a superação da violência passa necessariamente pelo combate à desigualdade: “a pobreza é um dos piores tipos de agressão. Com uma breve análise, podemos identificar que a população periférica é o público alvo da violência”, apontou.

Com a recente denúncia do CMDM sobre a possibilidade de encerramento do programa de combate à violência contra o gênero feminino “Casa das Mulheres”, o vereador voltou a pedir apoio de todos para a questão. “É inaceitável o sucateamento que essa importante política pública está sofrendo. Precisamos unir forças para impedir esse retrocesso”.

Nacionalmente, a Campanha da Fraternidade 2018 foi lançada em Brasília – DF no dia 14 de fevereiro, quarta-feira de cinzas, e será realizada durante toda a Quaresma (período que antecede a Páscoa cristã).

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi