Escola do Legislativo mobiliza estudantes para o Parlamento Jovem 2018

por Assessoria de Comunicação publicado 05/03/2018 14h43, última modificação 05/03/2018 14h43

A equipe da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa realizou durante a semana passada visitas às sete escolas de ensino médio que manifestaram interesse em participar da 15ª edição do Parlamento Jovem (PJ), cujo tema é a “Violência contra a Mulher”. A coordenação da Escola do Legislativo espera trabalhar diretamente com 210 estudantes, que vão ser responsáveis por participar das atividades e encontros do PJ, e propagar as ações em suas escolas.

Entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o Coordenador Técnico, Vereador Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), a Coordenadora Pedagógica, Regiane Lourenço, e os monitores foram até as escolas conversar com os estudantes e professores sobre a importância da participação e da discussão do tema. Para o estudante do ESEDRAT Felipe Vilar, que participou do projeto em 2017, o Parlamento Jovem é necessário para incentivar a participação política de forma natural: “o PJ consegue se moldar para falar facilmente com o jovem, abrindo nossos olhos para a política desde cedo”.

Foram visitadas as escolas estaduais Santa Rita de Cássia, Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), José Lourenço de Freitas, Raul de Leoni, Alice Loureiro, e os Colégios de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-COLUNI) e Nossa Senhora do Carmo. Para a professora responsável pelo PJ no ESEDRAT, Corina Monteiro, participar do projeto em edições anteriores levou desafios e motivação para a sala de aula: “é um evento capaz de mudar atitudes e de proporcionar maior conhecimento político a seus participantes. Pude perceber essa transformação em meus alunos, que aprenderam com as atividades desenvolvidas muito sobre inclusão, tolerância e respeito”, disse.

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB) acompanhou algumas das visitas. Segundo o vereador, a Escola do Legislativo vai continuar desempenhando sua principal função em 2018: “contribuir para a formação cidadã dos cidadãos viçosenses”.

O projeto Parlamento Jovem é desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pela PUC Minas, em parceria com as Casas Legislativas, e este ano conta com 88 cidades. Em 2018, assim como a quantidade de municípios participantes, o número de polos regionais também aumentou: serão 16. Viçosa agora integra o Polo Mata II/Caparaó, coordenado por Juiz de Fora. A cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem está marcada para o dia 20 de março, no Plenário da Câmara Municipal.

Texto: Cleomar Marin

Foto: Escola do Legislativo/CMV