Fórum Municipal Lixo e Cidadania tem encontro na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 05/03/2018 17h04, última modificação 05/03/2018 17h04

Aconteceu na sexta-feira (02), no Plenário da Câmara Municipal, a quinta reunião do Fórum Municipal “Lixo e Cidadania” (FMLC). O grupo discutiu a possibilidade de contratação, pelo Município, das associações de catadores em atividade na cidade, além de outras demandas relacionadas à gestão responsável de resíduos sólidos em Viçosa. O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), afirmou que está estudando a viabilidade de apresentar um projeto de lei que regulamente a questão.

O Vereador Carlitos colocou a Assessoria Jurídica da Câmara à disposição para auxiliar, com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE/Viçosa), responsável pela coleta de lixo em Viçosa, na avaliação e na possível regulamentação de contrato entre o Município e as Associações dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE) e dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT). O representante do Projeto InterAção - Responsabilidade Social e Meio Ambiente, da Incubadora Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP-UFV), Emerson da Silva, destacou que, mesmo com a troca de gestão do SAAE, é importante levar as discussões sobre a questão adiante: “é preciso continuidade à essa conversa que já vinha sendo feita. As pessoas querem trabalhar, não podemos voltar atrás e partir do zero”, disse.

Outra proposta apresentada por Meio Kilo é a redação de uma lei que obrigue proprietários de casas de festas de Viçosa a separar e entregar o lixo às Associações regularmente, com o objetivo de minimizar os efeitos dos resíduos após os eventos realizados. “Vamos continuar estudando essas e outras medidas para solucionar os muitos problemas relacionados ao lixo no nosso Município, prevendo inclusive multa para quem descumprir as normas”, disse. Para suprir algumas demandas pontuais das associações, Carlitos fará, como cidadão viçosense, doações para custear a manutenção de alguns carrinhos utilizados na coleta e a limpeza de alguns locais. “Essa doação, assim como qualquer outra feita pelo povo, é uma medida paliativa. Precisamos de ações institucionalizadas pelo SAAE e pelo Município”, afirmou.

Além dos citados, também participaram deste encontro do Fórum membros da ACAMARE, da ACAT, o Promotor de Justiça da Comarca de Viçosa, Gabriel Pereira de Mendonça, o Defensor Público Glauco Rodrigues, o Assessor de Relações Institucionais da Casa Legislativa, Wagner Rosado, e outros representantes de organizações interessadas no assunto, assim como cidadãos. A próxima reunião do FMLC acontecerá no dia 06 de abril, às 09h, também no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi