Plenário rejeita denúncia contra o Presidente da Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 21/03/2018 14h46, última modificação 21/03/2018 14h46

Os parlamentares rejeitaram na terça-feira (20), durante reunião Ordinária, a denúncia da Vereadora Brenda Santunioni (PP) contra o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (PSDB). Brenda pediu na semana passada a cassação do mandato de Carlitos, sob alegação de quebra de decoro pela manifestação de Carlitos durante a reunião Ordinária do dia 27 de fevereiro, quando afirmou que a vereadora não poderia ser considerada mulher, mas sim como uma pessoa trans. A denúncia obteve dez votos contrários e três favoráveis.

Seguindo o rito do Decreto-Lei nº 201/67, que dispõe sobre a responsabilidade de prefeitos e vereadores, o suplente da Vereadora Brenda Santunioni (PP), Gilberto Brandão, foi convocado para participar da deliberação quanto ao recebimento da denúncia. Votaram a favor os Vereadores Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), Sávio José (PT) e Wallace Calderano (PSC). Para eles, aceitar a investigação é dar oportunidade de melhor posicionamento das duas partes, acusação e defesa. Já para o Secretário da Mesa Diretora, Vereador Edenilson José de Oliveira (MDB), o pedido de cassação é uma medida muito grave, e uma advertência seria mais cabível. “Não que as denúncias não sejam válidas, mas no meu entendimento não chegaria a tanto”, disse.

Em suas justificativas contrárias a abertura da investigação, os parlamentares pediram mais união e diálogo entre os vereadores, enfatizando que “a Câmara não está com bom nome”, como disse o Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC). Em seu pronunciamento, a Vereadora Brenda afirmou estar tranquila quanto à imagem da Casa perante a cidade: “meu ritmo de trabalho e atividades provam isso. Se a Casa ganhou outras denotações, não foi pelo meu comportamento”, disse. A parlamentar destacou ainda que a maioria dos vereadores diminuiu o assunto em voga. “Esse assunto não veio à baila nessa Casa porque não tinha uma representante eleita. Claro, só se sentiria ofendido quem sofre o preconceito no dia-a-dia”.

Para ser recebida e dar prosseguimento ao processo, a denúncia teria que ter recebido dez votos a favor, sendo que a denunciante e o denunciado não votam e o Vereador Arlindo Antônio (Montanha) (PSDB) não estava presente.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi