Presidente da UMAB fala sobre criação da entidade na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 14/03/2018 12h10, última modificação 14/03/2018 12h10

O Presidente da recém-criada União Municipal das Associações de Moradores de Bairros, de Distritos e de Comunidades Rurais de Viçosa (UMAB), Antônio Raimundo Charrão, participou da reunião Ordinária da terça-feira (13) usando a Tribuna Livre. Charrão agradeceu o apoio da Casa Legislativa para a criação da UMAB e falou, em correspondência lida na mesma reunião, sobre a estrutura da União.

A UMAB foi criada oficialmente no dia 17 de fevereiro, em assembleia realizada na Câmara Municipal. A Diretoria Executiva da nova instituição reúne líderes comunitários de toda a cidade, inclusive distritos e comunidades rurais. “Tivemos uma grande dificuldade para chegar até aqui, pois não é simples organizar a comunidade”, destacou. Charrão disse que a principal missão da UMAB, além de buscar a organização das associações dos bairros, é aproximar as associações de moradores da zona rural. De acordo com o estatuto aprovado na assembleia, a UMAB prevê, dentro de sua estrutura, uma Diretoria Executiva, um Conselho Deliberativo, um Conselho Fiscal e a realização de Assembleias Gerais.

A criação da União das Associações foi comemorada pelos vereadores como mais um avanço em benefício da população. A UMAB ainda não tem uma sede fixa e, para resolver o problema, a Vereadora Brenda Santunioni (PP) sugeriu que a Casa Legislativa requeira ao Executivo autorização para que a entidade use a “Casinha Pet”, localizada próximo ao Centro Administrativo, como sede. “Além de ter um local específico, a UMAB estaria cuidando daquele bem público, que atualmente está subutilizado”, disse.

Além da importância da UMAB, o Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Vice-Presidente da Casa Legislativa, também falou sobre a responsabilidade de quem está à frente da entidade: “com Charrão e demais envolvidos, a UMAB contribuirá muito para o Município, com responsabilidade e transparência nos trabalhos”, finalizou.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi