Vereador participa de apresentação do Plano de Mobilidade à comunidade

por Assessoria de Comunicação publicado 15/03/2018 17h48, última modificação 15/03/2018 17h48

O Vereador Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB) participou na noite da quarta-feira (14) da apresentação à população da minuta do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, no Centro Administrativo de Viçosa. Na Câmara, o parlamentar é Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana. A minuta do projeto de lei que o institui foi entregue ao Executivo em novembro do ano passado, avaliada pela administração municipal e será enviada à Casa Legislativa para discussões e votação.

Planos como esse são obrigatórios para todas as cidades brasileiras com mais de 20 mil habitantes. Em Viçosa, a elaboração do Plano foi feita por uma comissão composta por profissionais do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa (DAU/UFV) e do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM). Para Montanha, o Plano é essencial para todos os cidadãos. “A influência da mobilidade urbana está presente em todos os momentos da vida da população, desde a hora que o cidadão sai de casa”.

Os principais pontos tratados envolvem tráfego, acessibilidade e transporte público. Após o evento de apresentação à comunidade, o Vereador Montanha lamentou a pouca participação popular: “entre as diversas questões gerais que o Plano aborda, também foram discutidos problemas específicos e atuais, como o trânsito na Rua dos Passos. A presença da população é sempre essencial”. O Executivo deve enviar o projeto de lei para a Câmara nos próximos dias, onde será apreciado nas comissões internas da Casa e levado ao Plenário. Se aprovado, o Plano de Mobilidade urbana entrará em vigo ainda em 2018.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi