Vereadora recebe manifestações de apoio

por Assessoria de Comunicação publicado 07/03/2018 13h45, última modificação 12/03/2018 08h25

Movimentos políticos, sociais e alguns cidadãos viçosenses enviaram à Câmara correspondências em repúdio à fala do Presidente Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB) sobre a Vereadora Brenda Santunioni (PP), na reunião Ordinária da semana passada (27). Na ocasião, Carlitos disse que a vereadora mentiu em vídeo publicado em sua página na internet ao afirmar ser mulher. Os ofícios, assinados pela ONG Movimento Diversidade Viçosa (MDV), pelo Afro Progressistas (PP Afro) e por cerca de vinte cidadãos, foram lidos durante a reunião Ordinária da terça-feira (06).

Na carta do MDV, a Presidente Scarlet Lourenço e seus membros repudiam a manifestação do Vereador Carlitos e a classificam como um “triste episódio onde um parlamentar deixa a discussão política e legal e entra no foro íntimo das pessoas”, afirmando que “a questão de gênero já é bem definida pela ciência e a justiça já decretou que a cidadã Brenda Santunioni é mulher”. O MDV pede ainda abertura de inquérito contra o Presidente da Casa, baseado no item VII do segundo parágrafo do Art. 110 do Regimento Interno na Câmara (Resolução nº 09/2016), que dispõe sobre incompatibilidade do “uso de expressões ofensivas a membros do Legislativo Municipal” com o decoro parlamentar.

Bruno Machado, Presidente do PP Afro, manifestou apoio à Vereadora Brenda pela “agressão que a mesma sofre ao ser chamada de mentirosa”. Na nota, Bruno destaca as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto ao reconhecimento da identidade de gênero: “mulheres trans devem entrar nas citas de mulheres, ou seja, pela lei são mulheres. Uma Câmara de Vereadores deve seguir a lei”. A última correspondência foi assinada por 24 pessoas e também repudia a fala do Presidente da Câmara, além de reforçar o pedido de abertura de inquérito para perda do mandato. “Questões de foro íntimo não devem e não podem ganhar espaço nos microfones das Casas Legislativas do país”, escrevem.

Texto: Cleomar Marin

Foto: Sávio Monteiro