Vereadores debatem déficit habitacional do município

por Assessoria de Comunicação publicado 07/03/2018 13h35, última modificação 07/03/2018 13h35

Por intermédio do Requerimento nº 005/2018, de autoria da Vereadora Brenda Santunioni (PP), o Chefe do Departamento de Habitação e Urbanismo, Gilberto Brandão, foi convidado a participar da reunião Ordinária da terça-feira (06). O objetivo do convite, segundo a Vereadora, foi saber mais sobre as atividades do setor, vinculado à Secretaria de Assistência Social do Município, quanto ao planejamento para reduzir o déficit de moradias em Viçosa.

De acordo com Brenda, muitos cidadãos procuram os gabinetes dos vereadores para requisitar assistência habitacional, principalmente solicitações de materiais de construção. “Precisamos ouvir o responsável pelo setor para entendermos quais as possibilidades e o planejamento do município, a fim de atendermos melhor as demandas do povo”, disse. Gilberto Brandão esclareceu que o Departamento avalia os critérios socioeconômicos dos solicitantes de modo a priorizar os cidadãos em maior situação de risco: “não há capacidade de atender todos os pedidos, que passam dos 20 mil. É difícil dizer ‘não’ a uma pessoa que está precisando de casa, mas precisamos obedecer aos critérios da Assistência Social”.

O Vereador Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara, questionou sobre os critérios adotados pela Secretaria para o atendimento. O Chefe do Departamento explicou que a Assistência Social faz uma análise documental da pessoa ou família e, posteriormente, realiza visitas para avaliar a situação. “Essa etapa, das visitas constantes, é uma dificuldade. O Departamento, com toda sua demanda, não tem o engenheiro necessário para as vistorias”, afirmou.

O Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), levantou a questão do uso dos materiais pela população, quando concedidos, para evitar fraudes. Segundo Gilberto Brandão, existem casos inverídicos nas solicitações: “por isso a fiscalização é importante, pois é dinheiro público. O Departamento faz o possível, mas algumas dificuldades, como veículo e pessoal, impedem o acompanhamento mais intenso”. Os parlamentares parabenizaram a participação do Chefe na reunião e o trabalho do Departamento de Habitação e Urbanismo.

Texto: Cleomar Marin

Foto: Sávio Monteiro