Defesa a Lula marca ocupação da Tribuna Livre na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 18/04/2018 16h42, última modificação 18/04/2018 16h42

Inscritos para discutir três assuntos distintos (democracia, população moradora de rua e cultura) na Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (17), os cidadãos Daniel Neves, Wagner Rober e Teresinha Ferreira colocaram as questões em pauta e fizeram defesa ao ex-Presidente Lula, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Durante a primeira parte da sessão, o Plenário da Casa Legislativa ficou lotado de apoiadores do petista.

Daniel Neves se inscreveu para falar sobre a democracia e focou seu pronunciamento no ex-Presidente. Para ele, “a democracia brasileira vem sendo vilipendiada desde 2016”, quando ocorreu o impeachment da então Presidente Dilma Rousseff. Com a aprovação de parte do público presente, que erguia faixas e cartazes em apoio ao petista preso desde o início do mês, Daniel afirmou que Lula sofre perseguição política da justiça com anuência da mídia. “A justiça brasileira tem um lado: o dos ricos e poderosos”, disse, e completou com palavras de ordem repetidas pelos manifestantes: “Lula livre”.

A segunda ocupação da tribuna foi de Wagner Rober, que trouxe para o Plenário a questão dos moradores de rua em Viçosa. O cidadão citou o caso de Lucilene Fernandes, conhecida como Tilene, moradora de rua, que teria cometido suicídio na última sexta-feira (13). “Tilene tomou uma medida drástica depois de muita invisibilidade e violência. Até que ponto ela se matou, e até que ponto ela foi assassinada por esse processo de invisibilidade?”, questionou. O Vereador Geraldo luís Andrade (Geraldão) (PTB) fez coro à manifestação: “pra chegar a esse ponto, imaginem a quantas portas do Poder Público ela bateu. Precisamos ficar alertas quanto a situação dessas pessoas”.

Por fim, Teresinha Ferreira usou a tribuna para convidar vereadores e cidadãos para uma atividade cultural no próximo domingo (22) em comemoração ao dia de São Jorge Guerreiro, dia 23 de abril. A cidadã falou sobre a história do santo, cultuado na Igreja Católica e no Candomblé, e divulgou a programação do evento.

As três manifestações na tribuna tiveram em comum a defesa ao ex-Presidente Lula. O Vice-Presidente da Casa Legislativa, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), observou que, de acordo com o Regimento Interno da Câmara (Resolução nº 7/2016), é “expressamente vetada discussão de temas de natureza político-partidária” (Art. 262, parágrafo 3º) no uso da tribuna pela população.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi