Vereador atende solicitações da população sobre o transporte público

por Assessoria de Comunicação publicado 12/04/2018 17h45, última modificação 12/04/2018 17h45

O Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Geral da Escola do Legislativo, apresentou durante a reunião Ordinária da terça-feira (10) as Indicações de nºs 176 e 177, onde solicita ao Executivo que averigue denúncias de desrespeito aos idosos no transporte coletivo e que interceda junto à Viação União para a ampliação das linhas de ônibus no Novo Silvestre. Na manhã da terça-feira, Geraldão se reuniu com representantes da empresa para ouvir um posicionamento sobre as denúncias e buscar soluções para os moradores do distrito. As proposições do parlamentar foram aprovadas pelo Plenário.

De acordo com Geraldão, a população idosa tem relatado agressões verbais enquanto usuária da linha Bom Jesus/Estrelas: “alguns motoristas e trocadores fazem piadas e zombam dessas pessoas”. Além disso, apontou o vereador, queixas de que o direito ao assento preferencial nos coletivos não está sendo respeitado são comuns. Conforme o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003) é obrigação das empresas de transporte coletivo reservar 10% dos lugares em cada veículo para pessoas com mais de 65 anos. “Pedimos que o órgão competente fiscalize e também avalie essas denúncias sobre maus tratos”, solicitou o vereador na Indicação nº 176/2018.

Na Indicação de nº 177, Geraldão pede, em nome dos moradores do Distrito Novo Silvestre, a ampliação das linhas de ônibus com o itinerário UFV/Avenida Marechal Castelo Branco/BR 120/Novo Silvestre. “Poucos circulares se destinam àquela comunidade. A demanda é, principalmente, aumentar o número de veículos em horário de pico, entre as 18h e 20h”.

Segundo o vereador, a Viação União vai avaliar a possibilidade de atender ao pedido. Quanto à denúncia dos idosos, a empresa informou que a atuação no combate a este tipo de violência é condicionada às reclamações formais, que são poucas. “Quando de conhecimento da empresa, os casos são penalizados com advertência ao funcionário e multa”. Os registros oficiais podem ser feitos pelos usuários que se sentirem lesados através da Central de Atendimento da Viação União: pelo telefone 0800-887-0487 ou enviado ao e-mail uniao@viacaouniao.com.br.

A Escola do Legislativo, coordenada pelo Vereador Geraldão, realizará em maio capacitações com os colaboradores da empresa de transporte coletivo. O objetivo é enfatizar o acolhimento aos idosos e seus direitos. A equipe da Escola também irá às ruas para uma pesquisa de satisfação da população quanto aos serviços prestados pela Viação União.

Texto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi