Câmara realiza Encontros com a Política

por Assessoria de Comunicação publicado 28/05/2018 08h58, última modificação 28/05/2018 08h58

A edição do “Encontros com a Política” foi realizada na quinta-feira (24), no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa, com os temas “As funções do Poder Legislativo” e “Transparência Eleitoral: apontamentos para partidos e candidatos”. Cerca de 50 pessoas estiveram presentes, incluindo estudantes, servidores e vereadores da Câmara Municipal de Viçosa e de municípios da região.

O Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) abriu o evento introduzindo a importância da função legislativa. “De acordo com o próprio palestrante, Professor José Alcione, uma das funções do vereador é promover a formação cidadã com a realização de eventos como o Encontros com a Política. Por intermédio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa e em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi possível cumprir essa função”, disse.

A palestra “As funções do poder Legislativo” foi ministrada pelo Professor José Alcione Bernardes Júnior, mestre em Direito Constitucional, especialista em Assessoria Técnico-legislativa avançada e consultor da Assembleia de Minas Gerais. Em sua fala, ele ressaltou as funções e deveres de agentes públicos como os vereadores. “A função legislativa é a expressão de um poder. Todo poder que é dado a um agente público, na verdade é a expressão de um dever, que é realizar o bem comum.”

O segundo tema foi discutido pelo Professor Alexandre Bossi Queiroz, doutor e mestre em Contabilidade e Finanças, especialista em Contabilidade Pública e consultor da Assembleia de Minas Gerais. Em sua fala, ele contextualizou o tema à situação atual do País: “o problema da corrupção é a não efetivação da fiscalização somada com a falta de informação e participação popular, gerada a partir da falta de transparência dos partidos políticos no Brasil”.

Além do Vereador Geraldão, também participaram do evento os vereadores viçosenses Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Arlindo Antônio Carneiro (Montanha) (PSDB), Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB), Ronildo Antônio Ferreira (DJ Ronny) (PSC) e o Presidente da Casa Legislativa, Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB).

 

Texto: Isabela Monteiro

Revisão e foto: Mônica Bernardi