Iluminação Pública e Maio Amarelo são destaque na Tribuna

por Assessoria de Comunicação publicado 16/05/2018 13h55, última modificação 16/05/2018 13h57

A Tribuna Livre da reunião Ordinária da terça-feira (16) recebeu manifestações de cidadãs sobre a iluminação pública e o trânsito de Viçosa. Rosângela Maria de Carvalho pediu esclarecimentos da Prefeitura Municipal sobre o cronograma de execução do Programa “Ilumina Viçosa” no distrito de Novo Silvestre e pediu, à Diretoria de Trânsito (Diretran), mais clareza na sinalização das vias. Juliana Ladeira, Coordenadora do Programa de Educação para o Trânsito (PETRA), vinculado à Diretran, usou o espaço para divulgar o movimento “Maio Amarelo” de sensibilização para redução do número de acidentes no trânsito.

Ilumina Viçosa

O programa “Ilumina Viçosa” foi lançado pelo Executivo Municipal em 2016 para definir, em etapas, investimentos na expansão e melhoramento da iluminação pública na zona urbana e da zona rural. A quarta etapa foi divulgada em novembro do ano passado, quando foi anunciada a aplicação de mais de R$ 1 milhão na rede de novos pontos da cidade, entre eles o Novo Silvestre. Segundo a moradora Rosângela de Carvalho, o projeto no distrito, assim como nas outras localidades da 4ª fase, deveria ter sido concluído em fevereiro. “Peço que os vereadores fiscalizem, pois é um projeto do povo e um dinheiro que já foi pago. Estamos esperando essa iluminação”, disse.  O Vereador Sérgio Aloíso (Sérgio Construtor) (PSDC) reforçou a manifestação e solicitou ao Executivo que envie, à Casa Legislativa, uma previsão para execução dos serviços. “A população cobra e fica na expectativa, já se foram quase três meses desde o fim do prazo”, afirmou.

Maio Amarelo

De acordo com Juliana Ladeira, o Movimento “Maio Amarelo” surgiu com a proposta de colocar o tema em pauta e discutir formas de modificar a realidade de altos índices de acidentes e mortes no trânsito. “O trânsito é feito de gente e gente merece respeito. Precisamos fazer uma autoanálise do nosso comportamento no trânsito”, disse. A coordenadora do PETRA informou ainda que o Município está realizando diversas ações relacionadas ao movimento: “temos blitzes educativas, ações com os agentes mirins e estamos dispostos a ouvir as pessoas, para que a gente tenha o trânsito que a gente quer”.

O Vereador Arlindo Carneiro (Montanha) (PSDB), Presidente da Comissão de Trânsito e Mobilidade Urbana da Câmara, parabenizou a ação. “A Diretran vem brigando por um trânsito melhor na nossa cidade. Temos que apoiar o Maio Amarelo e, realmente, analisar se estamos contribuindo para um trânsito mais seguro”, afirmou. O Presidente em Exercício, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), elogiou o movimento e também cumprimentou o trabalho da coordenadora, Juliana Ladeira, à frente do Programa.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi