Professor Idelmino volta a solicitar informações sobre a ETE da Barrinha

por Assessoria de Comunicação publicado 16/05/2018 13h59, última modificação 16/05/2018 13h59

O Vereador Idelmino Ronivon da Silva (Professor Idelmino) (PCdoB) voltou a cobrar, na reunião Ordinária da terça-feira (15), esclarecimentos do Executivo Municipal sobre as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Barrinha. O Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), Romeu da Paixão, foi convidado a participar da sessão para falar sobre o assunto, mas justificou ausência através de correspondência lida em Plenário. Uma convocação foi enviada à autarquia para a reunião Ordinária do dia 05 de junho.

Para o Vereador Professor Idelmino, a administração municipal está dificultando o acesso às informações da obra, que foi iniciada em 2014 e deveria ter sido entregue há dois anos, em julho de 2016, mas está parada com apenas 20% do projeto executado. No começo do ano, o parlamentar solicitou cópias de um relatório em seis volumes que revisou a documentação arquitetônica, paisagística, estrutural e elétrica das unidades. As cópias foram encaminhadas à Casa Legislativa, mas, segundo Idelmino, não em sua totalidade: “Vieram faltando dois volumes, exatamente a parte que ia trazer clareza sobre a obra e uma avaliação sobre a parte que foi executada”, afirmou, e enfatizou: “essa obra deveria estar sendo acompanha e tendo seus dados todos divulgados. Ao contrário, o Poder Executivo simplesmente coloca imposições em relação às informações”.

A participação do Executivo e do SAAE nas reuniões dos vereadores para prestar esclarecimentos sobre o assunto é uma solicitação recorrente do Professor Idelmino e de outros parlamentares. A última, feita por intermédio do Requerimento nº 016/2018, aprovado pela Casa, estava marcada para esta terça-feira (15). Através do Ofício nº 127/2018, o Diretor Presidente, Romeu da Paixão, afirmou que não poderia comparecer devido a outros “compromissos previamente agendados”. Segundo Idelmino, a data havia sido escolhida pelo próprio Diretor. Idelmino apresentou, durante a reunião, o Requerimento nº 023/2018, de convocação de Romeu da paixão para esclarecimentos. “Mediante esses esclarecimentos, vou encaminhar Representação ao Ministério Público Federal. Essa obra tem que sair do papel”, disse o vereador.

SAAE

A ausência do representante do SAAE na reunião e a justificativa apresentada, que foi enviada aos vereadores no dia da sessão (15), repercutiram negativamente no Plenário. Para o Vereador Sávio José (PT), “isso não é um desrespeito com o vereador que chamou, é um desrespeito e um desprestígio com essa Casa Legislativa. Acho isso muito grave”, disse. O Presidente em Exercício, Vereador Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), criticou o fato de a justificativa ter sido enviada no dia da reunião. “Creio eu que todos nós temos uma agenda a cumprir e sabemos quais são os nossos compromissos futuros. Essa resposta foi nos enviada hoje”, observou.

A convocação foi marcada para a reunião Ordinária do dia 05 de junho, respeitando o prazo previsto no Regimento Interno da Casa Legislativa.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi