Vereadores devolvem R$200 mil ao Município

por Assessoria de Comunicação publicado 30/05/2018 10h57, última modificação 30/05/2018 10h57

O Poder Legislativo Municipal devolveu aos cofres públicos R$ 200 mil, provenientes da economia feita pela Câmara nos primeiros meses de 2018. A Mesa Diretora, presidida pelo Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), e demais parlamentares, oficializaram o repasse ao Prefeito Ângelo Chequer (PSDB) após a reunião Ordinária da terça-feira (29). Os vereadores encaminharam ofício ao Município sugerindo que o recurso seja utilizado para a aquisição de um sistema de radiologia convencional (aparelho de raios X) para atender a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) de Viçosa.

Atualmente, os pacientes que precisam do diagnóstico por radiografia e não podem custear o exame recorrem ao SUS, que o realiza através de convênios. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, são realizados quase 18 mil procedimentos dessa maneira todos os anos, que custam ao Município mais de R$ 184 mil. Com o objetivo de economizar os recursos públicos e aumentar a oferta de exames, que não atende toda a demanda da população, pois existe uma cota mensal, a Câmara dos Vereadores indicou ao Executivo que o recurso de R$ 200 mil seja investido com essa finalidade.

Para o Presidente Carlitos, “é perceptível a necessidade emergencial desse serviço, uma vez que boa parte da população precisa e não consegue realizar o exame de Raio X de forma gratuita”. Ainda segundo o vereador, a aquisição do equipamento vai diminuir as filas de espera e desonerar os cofres públicos: “além de atender melhor a população, a compra vai gerar uma economia anual de pelo menos R$ 184 mil para o Município de Viçosa”, disse.

Texto: Cleomar Marin

Revisão e foto: Mônica Bernardi