Câmara discute serviço de manutenção da iluminação pública

por Assessoria de Comunicação publicado 08/06/2018 15h48, última modificação 08/06/2018 15h48

Vereadores se reuniram na quinta-feira (07) com representantes da Cemig e do Consórcio Intermunicipal Multisetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) para discutir a adesão de Viçosa ao serviço de manutenção prestado pelo consórcio. O encontro foi organizado pela Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) e a iniciativa pode reduzir as despesas do Município com a iluminação pública.

A manutenção dos ativos de iluminação pública é responsabilidade dos municípios desde 2014, conforme a Resolução nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), alterada pela Resolução nº 479/2012. Entretanto, em Viçosa o serviço ainda é de responsabilidade da Cemig por força de liminar.

Recentemente a Vereadora Brenda visitou as cidades de Congonhas, Mariana e Ponte Nova, que aderiram ao serviço oferecido pelo CIMVALPI, para ver de perto os benefícios e dificuldades da adesão. Segundo a parlamentar, o preço cobrado pelo consórcio é muito mais barato que o praticado atualmente. “Além da economia nos cofres públicos, o consumidor também será diretamente beneficiado, uma vez que a manutenção é mais rápida e o cidadão não pagará nada a mais por isso”, enfatizou a vereadora.

De acordo com o Secretário Executivo do CIMVALPI, José Adalberto de Rezende, a manutenção dos pontos sob responsabilidade do consórcio é feita em até sete dias úteis, em vista do prazo de 30 dias da Cemig. Os Gerentes de Relações Institucionais e de Relacionamento Comercial com Clientes Especiais do Poder Público da Cemig, Ricardo Luiz Sampaio e José Firmo do Carmo Júnior, informaram que a Companhia está disposta a arcar com os custos da transferência da responsabilidade para o consórcio.

Também participaram da reunião os Vereadores Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), Edenilson José de Oliveira (MDB), Helder Evangelista (Cherinho) (PTC), Paulo Sérgio (Toti) (PRTB) e Ronildo Antônio Ferreira (DJ Rony) (PSC); além de representantes  da União Municipal das Associações de Moradores de Bairros, Distritos e Comunidades Rurais de Viçosa (UMAB), Antônio Raimundo Charrão e Maria do Carmo da Silva, e do Parlamento do Idoso, José Francisco Lino.

A Vereadora Brenda Santunioni informou que na próxima quarta-feira (13) acontecerá uma reunião no gabinete do prefeito para discutir o assunto.

Texto e foto: Cleomar Marin

Revisão: Mônica Bernardi