Fechamento dos Correios é debatido em Audiência Pública

por Assessoria de Comunicação publicado 18/07/2018 09h07, última modificação 18/07/2018 09h07

A Câmara Municipal de Viçosa realizou na segunda-feira (16), por indicação do Vereador Helder Evangelista (Cheirinho) (PTC), Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, e Vice-Presidente da Casa, uma audiência pública para discutir o fechamento da Agência dos Correios no município de Viçosa. A reunião contou com a presença do Assessor Político do Sindicato dos Correios de Minas Gerais (SINTECT-MG) Pedro Paulo Pinheiro, membro da direção da Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios (FENTECT), dos vereadores Brenda Santunioni (Progressistas), Antônio Elias Cardoso (Tuim) (PTB), Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB), Sávio José (PT), Sérgio Aloíso da Silva (Sérgio Construtor) (PSDC), Ronildo Antônio Ferreira (DJ Ronny) (PSC), além de funcionários dos Correios.

Segundo o Vereador Helder, o objetivo da audiência foi buscar meios de impedir o fechamento da agência dos Correios de Viçosa, pois “os Correios são uma empresa de grande responsabilidade, tem compromisso com a população, além de ser um serviço essencial”. Já Pedro Pinheiro, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa, ressaltando que a FENTECT, juntamente com os Sindicatos dos Correios tenta evitar essa situação: “os Correios são a empresa que faz a maior integração nacional, a maior empresa pública brasileira em quantidade de funcionários, tendo por objetivo não o lucro, mas a qualidade do serviço”.

Ainda para Pedro a falta de recursos não pode ser usada como pretexto para o fechamento das agências, “os Correios são a única empresa presente nos 5.570 municípios do País, tinham a segunda maior malha rodoviária do Brasil e atualmente está totalmente sucateada, segundo o Tribunal de Contas da União os Correios operacionalizam por ano 18 bilhões, mas para a nossa fiscalização são mais de 50 bilhões, então tem dinheiro demais, mesmo assim querem demitir cerca de 5.700 trabalhadores através do fechamento de 775 agências”.

De acordo com a Portaria n° 6.206/2015 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), fica estabelecido que os Correios devem assegurar a existência e a disponibilidade de oferta de serviços postais em todo o território nacional de forma permanente, em condições de qualidade adequada e preços acessíveis. Dessa forma, para o Vereador Helder, a solicitação busca a garantia da prestação dos serviços de acordo com os padrões definidos pelo MCTIC.

Durante a audiência ficaram definidos como encaminhamentos: a criação de uma comissão para tratar do tema composta pelos vereadores Helder Evangelista, Brenda Santunioni e Paulo Sérgio buscando apoio das Câmaras Municipais e Prefeituras de cidades vizinhas, além de um manifesto em forma de abaixo assinado no município de Viçosa.

Texto: Igor Gama

Revisão e Foto: Mônica Bernardi