Vereadores recebem membros da Pastoral do Idoso

por Assessoria de Comunicação publicado 19/07/2018 09h34, última modificação 19/07/2018 09h34

Os Vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Paulo Sérgio da Silva (Toti) (PRTB) estiveram reunidos, na terça-feira (17), com Maria Madalena Rodrigues e Maria Gorete da Silva, membros da Pastoral da Pessoa Idosa da Paróquia do Bairro Santo Antônio. Durante o encontro, as senhoras apresentaram demandas a respeito do transporte público no Município.

Na ocasião, foi relatada uma série de situações que elas já vivenciaram, como o desrespeito aos assentos preferencias e mau atendimento aos idosos no transporte público. Também destacaram a necessidade de ampliação de rotas, visto que a linha para o Bairro Santo Antônio enfrenta uma superlotação, que agrava ainda mais o problema.

Os vereadores ouviram os questionamentos e salientaram as medidas que vem sendo tomadas dentro do Projeto Parlamento do Idoso, que tem como objetivo propor ações para fiscalizar os direitos dos idosos no Município e tem a acessibilidade como um dos partidos temáticos. Além disso, falaram sobre a reunião realizada pela Escola do Legislativo em maio com a empresa de ônibus Viação União, que trouxe para a pauta a situação dos idosos no transporte público.

Segundo Geraldão, novas medidas estão sendo tomadas para resolver o problema. “Estamos encaminhando a Campanha de Conscientização à Pessoa Idosa em parceria com a Defensoria Pública e o Conselho Municipal do Idoso para dar continuidade ao propósito. Novas indicações também serão feitas”, disse. Para Toti, essas medidas são essenciais. “Ouvimos muitas reclamações de idosos sobre o transporte público no Município e, por isso, também é de extrema importância que a empresa ofereça capacitações aos funcionários” completou o vereador.

Representação n° 019/2018

Ainda na terça-feira (17), durante a reunião Ordinária, a Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) apresentou, e teve aprovada, por intermédio do Parlamentar Idoso Norivaldo dos Anjos Silva, a Representação n° 019/2018, encaminhada à Reitora da Universidade Federal de Viçosa, que solicita o cumprimento da Lei Federal 10.741/2003 e da Lei Municipal n° 2.588/2016 que asseguram aos idosos vagas em estacionamentos públicos e privados, localizados de forma a garantir sua comodidade.

Texto: Isabela Monteiro e Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi