Troca de Saberes recebe homenagem na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 10/10/2018 10h10, última modificação 10/10/2018 10h23

A Câmara Municipal prestou homenagem à Comissão Organizadora do Projeto Troca de Saberes, por meio do Requerimento n° 030/2018 de autoria do Vereador Sávio José (PT). A placa foi entregue na reunião Ordinária da terça-feira (09).

Para o Vereador Sávio José, o Projeto é uma conquista de toda a população de Viçosa "conheço pessoas que vão a Semana do Fazendeiro exclusivamente para esse evento e saem extremamente tocadas. É uma oportunidade de compartilhar experiências, cultura e principalmente informação a respeito da agroecologia, então nós da Câmara Municipal temos muito orgulho desse trabalho”, disse.

O Representante do Troca de Saberes, Willer Araújo Barbosa, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) agradeceu, e fez um balanço do evento em 2018 “quero agradecer essa homenagem, pois completamos dez anos de Troca e nessa edição tivemos 3.500 pessoas reunidas durante 4 dias, hospedadas e se alimentando com alimentos agroecológicos, sem nenhum agrotóxico”. Willer ainda ressaltou a importância da coletividade para o sucesso do projeto "nunca imaginamos que poderíamos convidar nossos mestres populares, as pessoas que vivem do seu trabalho, para que nos ensinassem algo, e esses mestres vem nos ensinando ano a ano, e exigindo de nós humildade para que dialoguemos no mesmo patamar, sempre com muito respeito”.

A Troca de Saberes é um conjunto de atividades que consiste na organização dos participantes em grupos temáticos, dando à eles oportunidade de apresentar, interagir e falar sobre experiências, conhecimentos e práticas de sucesso na pequena produção, e em 2018 chegou a sua 10ª edição, com o tema “Ancestralidade da Natureza Agroecológica”.

Texto e foto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi