Vereadora discute caso de homofobia com PM

por Assessoria de Comunicação publicado 22/10/2018 12h57, última modificação 22/10/2018 12h57

A convite da Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) a Câmara Municipal recebeu na sexta-feira (19), membros do Movimento Diversidade Viçosa (MDV), Primavera nos Dentes, o Assessor da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa (PCD-UFV) e Psicólogo Felipe Lisboa e o Vereador Sávio José (PT), além de representantes da 10° Companhia Independente da Polícia Militar de Viçosa, o Major Marcelo Pimentel e a Sargento Ivone Barbosa, para debater o caso de homofobia ocorrido no domingo (14). Na ocasião, cinco jovens foram agredidos física e verbalmente quando se dirigiam para uma festa próximo ao Bar do Leão, fato que foi noticiado por Sérgio Luiz Felix na Tribuna Livre, durante a reunião Ordinária da terça-feira (16).

Para a Vereadora Brenda o episódio deixa claro a necessidade de atenção especial a casos de violência deste tipo, que vêm aumentando consideravelmente nos últimos dias “a violência é antiga, mas está descambando, cada vez vemos mais intolerância, a ponto de não nos sentirmos seguros nem para andar a luz do dia”, disse. Brenda ressaltou que a comunidade LGBT não busca regalias, apenas proteção, “nossa comunidade não quer privilégios, queremos apenas igualdade”.

O Vereador Sávio José alertou para o cenário político e social, propício a atos como o ocorrido aos jovens, “devemos ficar em extremo alerta ao momento em que se encontra o Brasil. Não podemos achar normal alguém ser violentado por sua orientação sexual ou política”.

Segundo o Major Marcelo a educação é fundamental para melhoras nos índices de violência na sociedade “sabemos que grande parte das intolerâncias vêm da educação, então precisamos conscientizar nossos jovens, sobre a necessidade de respeitar a todos”. Segundo o Comandante da PM, será feito um Boletim de Ocorrência Complementar, para obter mais informações que possam ajudar na conclusão do caso. Já Felipe Lisboa, Assessor da PCD-UFV afirmou que irá solicitar a Universidade uma nota de repúdio ao caso.

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi