Vereadores recebem esclarecimentos sobre Plano de Mobilidade Urbana

por Assessoria de Comunicação publicado 14/11/2018 11h05, última modificação 14/11/2018 16h32

A Câmara Municipal recebeu na reunião Ordinária da terça-feira (13) a Comissão Especial responsável pela elaboração do Projeto de Lei n° 055/2018, referente ao Plano de Mobilidade Urbana do Município. A solicitação foi realizada pelo Requerimento n° 046/2018, de autoria dos vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Sávio José (PT), Presidente e Relator da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), respectivamente. Compuseram a comissão a Diretora do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município de Viçosa (IPLAM), Gerusa Ribeiro Borges, e os Professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Ítalo Stephan e Luiz Fernando Reis.

O Plano foi elaborado por uma comissão que recebeu orientações de membros do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, auxiliada pelo IPLAM, e traz pontos relacionados ao trânsito municipal, como a circulação de pedestres, disposição de pontos de ônibus e táxis, criação de alternativas a mobilidade no trânsito local, além de possíveis adaptações das vias para atender pessoas com deficiência.

Segundo o Vereador Geraldão, “a população precisa saber detalhes do plano, então esse convite busca sanar possíveis dúvidas e deixar as questões referentes ao Plano o mais claro possível”.

De acordo com a Comissão, vários estudos foram feitos a respeito das implicações do Plano para o Município, na tentativa de construí-lo com a sociedade, sem nenhum tipo de imposição, para atender da melhor maneira possível a população.

Após a reunião ficou acordada a realização de uma reunião interna, em data a ser definida, com a Comissão para que a mesma disponha de mais tempo para prestar os devidos esclarecimentos.

Texto e foto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi