Lar dos Velhinhos apresenta balanço para Vereadores

por Assessoria de Comunicação publicado 19/12/2018 12h50, última modificação 19/12/2018 13h27

A Presidente do Lar dos Velhinhos de Viçosa, Sheila Luzia Balbino, compareceu à reunião Ordinária da terça-feira (18), acompanhada do voluntário Wagner Rosado, também Assessor de Relações Institucionais da Casa, com o objetivo de apresentar a prestação de contas e o balanço financeiro da entidade, conforme solicitado pelo Requerimento nº 050/2018, de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB).

Segundo Sheila, a entidade abriga 40 idosos em situação de vulnerabilidade social, a maioria sem família. “O objetivo do nosso trabalho é garantir a qualidade de vida de todos esses idosos”, disse. Wagner apresentou aos vereadores o balanço financeiro da entidade, que atualmente é mantida com salário dos idosos, doações financeiras e repasses governamentais. “O Lar dos Velhinhos ainda não tem sede própria, o nosso espaço é cedido pelo Hospital São Sebastião. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2020 o número de idosos por município tende a crescer em torno de 20% e, por isso, é necessário que tenhamos estrutura para receber esses idosos”, disse. Segundo o voluntário, até outubro as despesas foram calculadas em R$647.943,05, sendo R$467.894,06 de despesas trabalhistas e R$131.515,21 de despesas operacionais gerais, como medicamentos, luz, água, alimentos e materiais de limpeza. A receita total da instituição, calculada nesse mesmo mês, é de R$591.084,35, e aproximadamente 83% dos recursos provém de doações diversas e benefícios, como convênios do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Prefeitura e recurso federal, além de 70% que provém do salário dos idosos aposentados.

O Vereador Geraldão questionou se órgãos públicos ou privados cedem pessoas para atuar junto a entidade e qual seria o total desses servidores remunerados pelo Lar dos Velhinhos. Segundo Wagner, são 25 funcionários remunerados, mas há muitos colaboradores. “Temos um trabalho voluntário forte de psicólogos, dentistas e serviços de lazer destinados aos idosos”, disse. Após ser questionado pelo vereador quanto a expectativa de uma nova estrutura para a entidade, Wagner disse que representantes do Lar dos Velhinhos se reuniram com o Prefeito Ângelo Chequer para a criação de uma comissão destinada ao levantamento de terrenos em Viçosa que possam ser destinados a essa causa. “Calculamos o espaço mínimo necessário para atender a qualidade de vida desses idosos e encontramos dois terrenos. Um deles é muito acidentado e outro muito afastado, principalmente de hospitais. Devido à dificuldade que temos com transporte, esse pode ser um desafio, mas é uma hipótese que ainda precisa ser avaliada”, concluiu.

O vereador agradeceu a presença dos representantes e divulgou as doações abertas para o Fundo Municipal do Idoso, que possivelmente terá uma parte destinada ao Lar dos Velhinhos de Viçosa. O Presidente Carlitos Alves (Meio Kilo) (PSDB) ficou muito satisfeito com a presença da entidade na Casa. “Agradeço, em nome de todos os vereadores, pelo trabalho prestado por vocês e pelos colaboradores ao Lar dos Velhinhos. Esta Casa sempre estará aberta para ajudar essa entidade da forma que for possível”, disse.

Texto: Isabela Monteiro

Revisão e foto: Mônica Bernardi