Vereadores visitam hospital referência em partos humanizados de BH

por Assessoria de Comunicação publicado 07/12/2018 16h16, última modificação 07/12/2018 16h16

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), realizou na manhã da quinta-feira (06) visita técnica ao Hospital Sofia Feldman, referência nacional no trabalho com Doulas. Juntamente com a vereadora, estiveram presentes os vereadores Edenilson José de Oliveira (MDB) e Wallace Calderano (PSC).

O objetivo da visita foi conhecer o trabalho das Doulas na instituição, uma vez que a Vereadora Brenda busca implementar a presença dessas profissionais no município através de alterações em seu projeto de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento haviam sido realizadas reuniões com o Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB) e membros do Hospital São Sebastião (HSS) para debater o tema.

De acordo com o site da Associação Nacional de Doulas (ANDO), a palavra Doula tem origem grega e dá nome à mulheres capacitadas, sem necessariamente possuir formação médica, para oferecer apoio continuado a outras mulheres (e aos seus companheiros e/ou outros familiares), proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

A vereadora se comprometeu a continuar na luta pela implantação das Doulas no município, pois segundo ela, seu trabalho é fundamental em um momento tão marcante na vida das gestantes. “Como única mulher na Casa Legislativa, me sinto no dever de interceder por essa causa, pois sempre defendi melhorias na questão da saúde em nosso município, e além disso não é justo que as gestantes que recebem acompanhamento das Doulas durante toda a gravidez fiquem sem esse amparo no momento mais importante”, afirmou.

Texto: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi