Parlamento Jovem de Viçosa participa da Plenária Regional

por Assessoria de Comunicação publicado 14/08/2018 17h53, última modificação 14/08/2018 17h53

Na sexta-feira (10), treze alunos do Parlamento Jovem de Viçosa participaram da Plenária Regional que aconteceu na Câmara Municipal de Juiz de Fora, cidade sede do “Polo Zona da Mata II/ Caparaó”, que também é composto por Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Tombos e Visconde do Rio Branco. Durante a Plenária, foram elaboradas e discutidas sete propostas referentes ao tema “Violência Contra a Mulher” para serem defendidas na etapa estadual em Belo Horizonte, que acontecerá no dia 21 de setembro.

O Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) destacou, em sua fala, a importância do envolvimento dos jovens no projeto e, principalmente, na temática. “Vocês tem dado continuidade e força a esse projeto. As propostas debatidas serão propulsoras para as mudanças tão necessárias em relação à atual situação da mulher na sociedade”, disse.

Os estudantes estiveram acompanhados da Coordenadora Pedagógica da Escola do Legislativo de Viçosa, Paula Martins, que está satisfeita com a participação deles no projeto. “Neste momento fechamos uma etapa e, em breve, iniciaremos a etapa estadual, tão aguardada pelos estudantes. Eles estão cada vez mais envolvidos e motivados, e isso é essencial para o desenvolvimento do projeto”. O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Kilo) (PSDB), também esteve presente.

A Mesa Diretora foi composta por seis estudantes, sendo quatro viçosenses. Todos eles guiaram a discussão das propostas com os subtemas “Violência Doméstica e Familiar”; “Violência nos Espaços Institucionais de Poder” e “Violência e Assédio Sexual.” Algumas das propostas que serão levadas à Plenária Estadual incluem projetos que visam estimular o debate do tema em instituições de ensino, promover a segurança das mulheres e o acompanhamento e suporte das vítimas.

Para Lorena Carvalho, Coordenadora do primeiro subtema, que participa do PJ pela primeira vez, “a Plenária Regional foi uma experiência única e as propostas que escolhemos abordam muito bem o tema e sugerem soluções reais para os problemas que enfrentamos. A integração entre as cidades foi muito boa”, disse. Para Cristóvão Borba, que também coordenou um dos subtemas, o encontro foi muito produtivo. “Todas as delegações estavam bem preparadas, conseguimos dialogar e interagir bem, tornando o debate enriquecedor. Viçosa teve um grande destaque em sua participação e, por isso, esse projeto deve ser valorizado aqui na cidade”, disse.

Ao fim do evento, cada cidade apresentou uma sugestão de tema para o próximo ano. O “Racismo”, tema escolhido por Viçosa na Plenária Municipal, foi aprovado, por votação, na Plenária Regional. O aluno Kaleb Galdino defendeu a temática e contou parte da sua história. “É um tema muito relevante nos dias atuais, que ainda precisa ser muito debatido. Eu presenciei e vivi esse preconceito”, disse. O tema será novamente levado para votação na etapa estadual.

O Projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo e da PUC-Minas. Em 2018, 80 Câmaras Municipais participam do projeto.

Texto: Isabela Monteiro

Foto: Isabela Monteiro e