Vereadora discute partos humanizados em Viçosa

por Assessoria de Comunicação publicado 23/08/2018 17h13, última modificação 23/08/2018 17h13

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública, recebeu na quarta-feira (22), membros da Associação Brasileira de Doulas, além do Prefeito Municipal Ângelo Chequer (PSDB), para discutir a implantação de um projeto de Lei que permita que as Doulas acompanhem as gestantes durante todo o momento de parto e pós-parto nos hospitais do Município.

De acordo com o site da Associação Nacional de Doulas (ANDO), a palavra Doula tem origem grega e dá nome à mulheres capacitadas, sem necessariamente possuir formação médica, para oferecer apoio continuado a outras mulheres (e aos seus companheiros e/ou outros familiares), proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos.

Na reunião estiveram presentes a Psicóloga e Doula, Natália Brick Ribeiro, e as Doulas, Amanda Machado e Ruteléia Souza, que buscaram o apoio da Vereadora Brenda, por seu trabalho com relação a implantação de políticas naturais na rede pública de saúde. As Doulas apresentaram a Vereadora e ao Prefeito, o Projeto de Lei n° 239/2013 em vigor na cidade de Campinas/SP, que estabelece a presença dessas profissionais em estabelecimentos hospitalares da rede pública e privada, durante todo o período de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente.

A Vereadora Brenda se comprometeu a elaborar um projeto semelhante para Viçosa, pois segundo ela, o trabalho das Doulas é fundamental em um momento tão marcante na vida das gestantes. “Como única mulher na Casa Legislativa, me sinto no dever de interceder por essa causa, pois sempre defendi melhorias na questão da saúde em nosso Município, e além disso não é justo que as gestantes que recebem acompanhamento das Doulas durante toda a gravidez fiquem sem esse amparo no momento mais importante.”

Ainda segundo a Vereadora, o Prefeito se mostrou interessado no tema, prometendo entrar em contato com hospitais e consórcios de saúde para buscar viabilizar da melhor maneira o projeto.

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi