Parlamento do Idoso encerra etapa de capacitações

por Assessoria de Comunicação publicado 24/01/2019 07h45, última modificação 24/01/2019 09h45

A Câmara Municipal recebeu na quarta-feira (23) o encerramento da etapa de capacitação dos parlamentares integrantes do Parlamento do Idoso, visando o início das atividades do projeto no próximo dia 06 de fevereiro, quando será definida a nova Mesa Diretora.

Realizada durante todo o mês de janeiro a preparação dos participantes com o objetivo familiarizar os parlamentares, principalmente os novatos, às questões relacionadas às reuniões, como leitura de pauta, cronograma das reuniões, uso de microfone, além de esclarecimentos sobre termos como Tribuna Livre (ocupação da tribuna por cidadão previamente inscrito) e Palavra Livre (momento em que cada parlamentar tem direito ao uso da tribuna).

Durante a reunião os membros do projeto puderam se apresentar aos demais e definir qual dos Partidos Temáticos, (“Acessibilidade”, “Ecologia”, “Solidariedade”, “Saúde” e “Direitos Humanos”) cada um faria parte.

De acordo com o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), o encerramento do processo de capacitação representa um grande passo para o sucesso do Parlamento do Idoso em 2019, “estivemos com os parlamentares nas últimas semanas e hoje encerramos nossa preparação para debater e buscar durante todo o ano melhorias para a população idosa de Viçosa”, disse.

O projeto Parlamento do Idoso instituído pela Resolução nº 006/2017, de autoria do Vereador Geraldão, tem como objetivo possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato.

 

Texto: Igor Gama

Revisão e foto: Mônica Bernardi