Cultura francesa no ‘Encontros com a Cultura e Esporte”

por Assessoria de Comunicação publicado 18/03/2019 09h15, última modificação 18/03/2019 10h41

A Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo, receberá no sábado (23) a segunda edição do “Encontros com a Cultura e Esporte”, que vai celebrar a “Semana da língua francesa e Francofonia de Viçosa”.

As atividades da Semana começam na quarta-feira (20), a partir das 14 horas, com a palestra "Machado de Assis, leitor dos franceses", com Dirceu Magri no Auditório do Departamento de Letras; já no sábado, por iniciativa do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Coordenador Geral da Escola do Legislativo, o evento ocorre na Câmara Municipal a partir das 10 horas com apresentação do Coral Voix-Là, Projeto de Extensão do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e às 10h30 com a palestra “Falar francês hoje: Pourquoi? Comment?”, ministrada por Simone Dantas-Longhi e Gerda Kilgerno, no Plenário da Casa Legislativa. O encerramento da “Semana da língua francesa e Francofonia de Viçosa “está previsto para o domingo (24), às 19 horas, com exibição de um filme a definir pelo Cinecom, Projeto de Extensão do Departamento de Comunicação Social, nas Quatro Pilastras da UFV ou no Auditório da Engenharia Florestal (em caso de chuvas).

Para o Vereador Geraldão, essas ações buscam reforçar ainda mais a aproximação das culturas brasileira e francesa, iniciada com o encontro Brasil x França, realizado em fevereiro deste ano, “sabemos que a França é um País muito desenvolvido com relação ao conhecimento, então essas atividades vão unir ainda mais as tradições e costumes de cada País, como acordamos no encontro do mês passado”, afirmou.

Mais informações sobre o evento e a programação completa podem ser acessadas em https://www.facebook.com/frvicosa.

O “Encontros com a Cultura e Esporte” é uma iniciativa do Vereador Geraldo Luís que têm como objetivo capacitar e qualificar agentes culturais, desportistas e entusiastas dos mesmos com relação à suas várias faces, buscando a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Texto e arte: Igor Gama

Revisão: Mônica Bernardi