Emater apresenta relatório na Câmara

por Assessoria de Comunicação publicado 27/03/2019 15h35, última modificação 27/03/2019 16h10

Durante a reunião Ordinária da terça-feira (26), foi apresentado o relatório de atividades referente às ações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) do ano de 2018, representada pelos extensionistas Marcelino Soares (Agropecuária) e Karina Lopes (Bem-estar Social).

O relatório anual faz parte da prestação de contas do investimento realizado pelo Município na empresa. Segundo Marcelino, a Emater tem como missão promover o desenvolvimento sustentável por meio da assistência técnica e extensão rural, assegurando a qualidade de vida da sociedade mineira. A empresa está presente em 789 municípios do Estado, e os principais produtos produzidos em Viçosa são: café, leite, feijão, milho, hortaliças e eucalipto.

No ano passado, mais de 700 agricultores familiares foram atendidos e diversos eventos foram realizados com a participação da Emater com o intuito de promover o desenvolvimento social e econômico do Município. Entre eles estão: Torneio Leiteiro, evento que acontece na Semana do Fazendeiro; Feira do Pró Genética; Dia de Verificação e Regulagem de Máquinas; Feira de Máquinas; Ciclo de Café; Concurso Regional de Café, e visitas a propriedades. Além disso, o bem-estar das famílias do campo também foi trabalhado pela empresa por meio de atividades relacionadas a reeducação alimentar, saúde e saneamento rural por meio do Projeto Bem Estar Social (BES).

Ao final, o extensionista apresentou o valor total de recursos captados para o Município que é de, aproximadamente, 900 mil reais. De acordo com o gráfico apresentado, o balanço pode ser convertido da seguinte forma: a cada R$1,00 aplicado pela Prefeitura Municipal nos serviços prestados pela Emater, foram revertidos R$3,64 para o Município.

Os parlamentares parabenizaram a Emater pelo trabalho, e o Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) agradeceu a participação dos representantes. “A Emater, em Viçosa, merece o reconhecimento da Casa e de todo o Município. Reconhecemos a necessidade de investir em nossa comunidade rural, e parabenizamos a empresa pelo trabalho realizado durante todos esses anos”, disse.

Texto e foto: Isabela Monteiro
Revisão: Mônica Bernardi