“Descobrindo o mundo com um olhar diferente” em exposição no Marcelo Andrade

por Assessoria de Comunicação publicado 03/05/2019 10h45, última modificação 03/05/2019 15h19

O Programa Marcelo Andrade recebe, a partir da segunda-feira (06), a exposição artística de desenhos “Descobrindo o mundo com um olhar diferente: visão autista”, que expressa a percepção de mundo de Ezequiel Oliveira, diagnosticado com Síndrome de Habilidade Asperger.

A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico incorporado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Essa síndrome é um dos perfis Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e afeta a forma como o portador percebe o mundo e interage com outras pessoas.

Ezequiel, aluno do 2º ano do ensino médio, tem 16 anos e foi diagnosticado com a Síndrome aos 6 anos de idade. No ano passado, ele começou a participar de aulas particulares de um curso de desenho com a finalidade de aprender novas técnicas e aperfeiçoar suas habilidades. Desde então, realiza sua obras com carvão vegetal, lápis, pincel e tinta, lápis de cor com as técnicas mangás, ‘grid’ que consiste no desenho de quadrados utilizados como pontos de referência para criar uma imagem simétrica, perspectiva de ponto de fuga e desenho livre. Seus desenhos relatam sua visão de mundo e evolução artística, e vão desde desenhos livres e histórias em quadrinhos até o desenvolvimento da perspectiva de profundidade. A exposição conta com 16 obras, é gratuita e estará disponível para visitação no hall da Câmara Municipal de 08h às 12h e das 14h as 18h, de segunda à sexta-feira.

O Programa Marcelo Andrade foi instituído pela Resolução nº 003/2017, de autoria dos Vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) e Brenda Santunioni (Progressistas) e tem como principal objetivo a promoção da arte e do artesanato em Viçosa, com a abertura da Casa Legislativa para manifestações culturais e exposições. Os artistas interessados em expor devem procurar a Escola do Legislativo que funciona no calçadão, nº 95, sala 501, e solicitar a ficha de inscrição juntamente com o regulamento.

Texto: Isabela Monteiro

Imagem: Igor Gama