Vereadora idealiza painel no 36º Congresso Mineiro de Municípios

por Assessoria de Comunicação publicado 17/05/2019 16h25, última modificação 17/05/2019 17h06

A Vereadora Brenda Santunioni (Progressistas) participou, nos dias 14 e 15, nesta terça e quarta-feira, do 36º Congresso Mineiro de Municípios. No dia 15, a vereadora apresentou oficialmente o Painel “Diversidades na Política”, o qual foi idealizadora à convite da Associação Mineira de Municípios (AMM). O Congresso foi realizado no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, e teve como tema “Novos Governos. Perspectivas, Desafios e Compromisso com os Municípios”. O Presidente da Casa Legislativa de Viçosa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), que compôs a mesa de trabalhos no painel da Vereadora Brenda, e o Vereador Edenilson Oliveira (MDB), também participaram do evento.

A vereadora que na edição do ano passado foi a primeira parlamentar viçosense a participar de um painel no local, quando foi discutida a questão da mulher na política, sugeriu que em 2019 fossem tratadas as "Diversidades na Política", sendo posteriormente convidada a ser também a primeira parlamentar local a atuar como idealizadora de um Painel, levando uma temática inédita ao Congresso.

O Painel “Diversidades na Política” que teve abertura oficial realizada pela própria parlamentar, contou com as palestras “Militância e Expressão Estadual”, ministrada pela Painelista, Professora e Candidata ao Senado Federal por Minas Gerais em 2018 pelo PSOL, Duda Salabert; “Desafios na Atuação Parlamentar” com a Painelista, e Vereadora da Câmara Municipal de Uberlândia, Pâmela Volp (Progressistas); e “Inovação no Executivo Municipal”, pelo Prefeito de Itapecerica e Diretor Regional Centro Oeste da Associação Mineira de Municípios (AMM) Wirley Rodrigues Reis (Têko) (PHS), também Painelista no evento. Já a palestra “Diversidades em Números” que seria ministrada pelo ex-Coordenador de Políticas de Diversidade Sexual da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Douglas Miranda foi cancelada pois o mesmo não pôde comparecer devido a problemas de saúde.

De acordo com a Vereadora Brenda, esses espaços são uma oportunidade para debater a temática que está cada vez mais presente nos espaços de poder “a representatividade em um local como o Congresso de Municípios, no Poder Público em geral e quaisquer espaços de fala é muito importante pois precisamos falar mais sobre ela. Esse é um passo crucial para a igualdade que buscamos”, disse. Brenda também comemorou a oportunidade de idealizar um Painel no Congresso “estou extremamente orgulhosa enquanto vereadora e militante da causa de ser convidada e estar como uma das idealizadoras de um dos congressos da AMM, entidade extremamente respeitada em todo o Estado”, celebrou.

Viçosa tem destaque em participações

Na terça-feira (14), o Presidente da Casa Legislativa Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB) participou do Painel “Presidentes de Câmaras e Vereadores” dentro do IX Congresso Mineiro de Vereadores, que teve como tema “Experiências na Atuação do Legislativo Municipal de Minas Gerais”.

Vereador Antônio Elias fala sobre trabalho no Legislativo

Durante o Painel, no qual atuou como Painelista, o Presidente Antônio Elias esteve acompanhado na mesa de trabalhos pelo Prefeito de Bom Despacho, Fernando José Cabral (PPS), mediador do debate, e pela Painelista, e Presidente da Câmara de Guidoval, Lígia Pinheiro Benini (Progressistas).

Na ocasião, Antônio Elias relatou sua caminhada até chegar ao Poder Legislativo viçosense “me candidatei seis vezes e só fui ser eleito na quarta eleição. Em seis tentativas, estou apenas no meu segundo mandato como vereador e pela primeira vez como presidente da Câmara Municipal”, disse. O Presidente também falou sobre as dificuldades enfrentadas como parlamentar e o que o motiva a continuar “muitas vezes gostaríamos de ter ações que não estão ao nosso alcance, mas o mais importante de tudo é sempre trabalhar pela população que confiou no seu trabalho e merece retorno pelo investimento que fazem no Poder Público”, concluiu

Texto: Isabela Monteiro

Foto: portal AMM e Adilson Coelho