Mês da Consciência Negra

por adm publicado 01/12/2023 10h05, última modificação 01/12/2023 10h05
Hoje (13/09), vamos dar início a celebração do mês da consciência negra, trazendo informações de pessoas que contribuíram para que a população negra alcançasse plenamente seus direitos. Nessa publicação decidimos homenagear a identidades e símbolos de pessoas como Dandara, Zumbi dos Palmares, Martin Luther King, Rosa Parks, Angela Davis e Carolina Maria de Jesus. Tais nomes foram de extremas importâncias para escrever a história do movimento negro, suas vidas foram marcas por lutas e por conquistas para que população negra conseguisse alcançar os seus direitos. Fiquem ligados na nossa página e acompanhem nossas dicas de filmes,séries e nomes de pessoas que foram mais do que importantes para a história do povo negra do Brasil e do mundo

Dia da Consciência Negra

No dia 20 de Novembro, foi comemorado o dia da consciência negra no Brasil, oficializada pela Lei n.º 12.519, em 10 de novembro de 2011. Sendo então feriado em alguns estados e cidades, alguns desses são: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa data foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo de Palmares, que morreu nesse dia, em 1695. Lutar pela igualdade racial e contra o racismo só deixará de fazer sentido quando o racismo deixar de existir. "A maior expressão do preconceito racial no Brasil está justamente na negação desse preconceito." Demétrio Sena.

Dia da Consciência Negra - Leia mais…

Lei de cotas sancionadas

Nesta segunda(13/11), o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a nova lei de cotas, com atualizações que incluem quilombolas, entre outros beneficiários. Também foi atualizado a redução da renda per capita familiar o valor anterior era de um salário mínimo e meio – R$1.980 e agora são de um salário mínimo – R$1.320 de igual ou menor por pessoa. Mas você sabia que a lei de cotas não é puramente racial? Na verdade, essas cotas são destinadas a estudantes de escolas públicas, e dentro dessa categoria existem as sub-cotas de nível de renda, para pessoas pretas e pardas (negras) indígenas e pessoas portadoras de deficiência com a nova atualização agora os quilombolas farão parte desta categoria. Essa foi uma das políticas públicas de extrema importância para a população periférica pois possibilitou o acesso e a entrada de um grande número de estudantes de baixa renda nas Universidades, as cotas é a tentativa de uma reparação histórica com a população negra que durante anos sofreu com a escravidão no Brasil e ainda sofre com crimes como o racismo.

Lei de cotas sancionadas - Leia mais…

Aprovado projeto de Lei que promove o Dia da Consciência Negra

Ontem, dia 21/11, no plenário da Câmara dos deputados, por 303 a 115, foi aprovado o projeto de lei que torna feriado nacional o dia da Consciência Negra, que foi comemorado no dia 20 de Novembro. A aprovação da urgência permite que a pauta seja analisada pelo plenário da Câmara sem a necessidade de passar por uma comissão especial, como prevê o rito de tramitação. Atualmente apenas seis estados brasileiros têm a data como feriado, sendo eles Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto de lei foi uma demanda colocada pela bancada negra! A ideia dos deputados federais que formam a bancada negra é uniformizar o feriado, para que a data e a reflexão por trás dela possam ser mais trabalhadas em prol de ações de combate ao racismo à população negra.

Aprovado projeto de Lei que promove o Dia da Consciência Negra - Leia mais…

Ações do documento