Aprovado projeto de Lei que promove o Dia da Consciência Negra

por adm publicado 01/12/2023 10h16, última modificação 01/12/2023 10h16
Ontem, dia 21/11, no plenário da Câmara dos deputados, por 303 a 115, foi aprovado o projeto de lei que torna feriado nacional o dia da Consciência Negra, que foi comemorado no dia 20 de Novembro. A aprovação da urgência permite que a pauta seja analisada pelo plenário da Câmara sem a necessidade de passar por uma comissão especial, como prevê o rito de tramitação. Atualmente apenas seis estados brasileiros têm a data como feriado, sendo eles Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. O projeto de lei foi uma demanda colocada pela bancada negra! A ideia dos deputados federais que formam a bancada negra é uniformizar o feriado, para que a data e a reflexão por trás dela possam ser mais trabalhadas em prol de ações de combate ao racismo à população negra.