Campanha #MeuVotoImporta

por Escola do Legislativo de Viçosa — publicado 04/10/2021 00h00, última modificação 10/10/2024 15h41

Vem aí a Campanha #MeuVotoImporta A partir desta segunda-feira, dia 04 de outubro à dezembro de 2021 acontecerá a Campanha #MeuVotoImporta, criado pela Escola do Legislativo de Viçosa, que visa conscientizar os futuros eleitores sobre a importância do voto. A campanha é voltada para os jovens cidadãos de 16, 17 e 18 anos, que poderão votar pela primeira vez na Eleição Nacional de 2022.

Conforme prevê o artigo 14 da Constituição Federal, o voto dessa faixa etária é facultativo. Ou seja, ainda que tenham o título de eleitor, estes jovens não são obrigados a votar nem sofrerão nenhuma sanção caso faltem no dia da votação. Porém, a ideia da Campanha #MeuVotoImporta é incentivar esses jovens a participarem ativamente da escolha de seus representantes políticos e demonstrar que o jovem empoderado pelo voto pode não só influenciar como mudar uma escolha política dentro do seu município, estado e país.

Como tirar o título de eleitor? Para prevenir o contágio pela Covid-19, todo o atendimento presencial foi suspenso no Fórum Municipal de Viçosa. É possível, contudo, realizar alguns procedimentos via computador, tablet ou celular. Para realizar o alistamento eleitoral, acesse o sistema TítuloNet, selecione a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencha todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Além dessas informações, a ferramenta pede que sejam anexadas pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da sua identidade. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação; as duas seguintes são da própria documentação utilizada por você para se identificar na primeira foto; e a quarta é de um comprovante de residência. Homens com idade entre 18 e 45 anos também devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Atenção: as imagens devem estar totalmente legíveis; caso contrário, a solicitação pode ser negada pela Justiça Eleitoral. Não permita que outras pessoas decidam por você.

Por isso, vote porque você pode, vote porque você quer, vote porque você se importa com as outras pessoas e com o futuro do seu país. Não deixe de votar!