Escola do Legislativo de Viçosa promove encontro sobre Semana do Meio Ambiente

por Assessoria de Comunicação publicado 10/06/2021 11h13, última modificação 02/08/2021 16h20

Para celebrar a Semana do Meio Ambiente, na tarde da quarta-feira (09), aconteceu o encontro virtual de integração entre os participantes do Parlamento Jovem 2021 da região, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa e de Ponte Nova, em conjunto com as outras Câmaras do Polo Zona da Mata III.

A programação contou com dois convidados para abordar a temática do ano de 2020 e 2021 do Parlamento Jovem: Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Alfredo Padovani, Jornalista e autor do livro 'Quatro Décadas de Ambientalismo em Ponte Nova/2018, falou sobre a atual situação do País, abordando os 50 anos de luta ambiental, e como estão sendo ameaçados. ''Agradeço pela oportunidade de acrescentar ao debate, a universidade me deu régua e compasso para que hoje eu retribua, e possa ajudar em questões ambientais”, disse ele. Ainda na sua fala, o convidado chamou a atenção para o ponto de vista municipal, e as atitudes relacionadas ao Legislativo, como a municipalização do licenciamento ambiental e saneamento básico e a importância da participação popular nessas discussões.

A outra convidada foi Carolina Santos Natividade, Mirí Ponãn Puri, originária do povo Puri e ambientalista pela Luta da Defesa dos Territórios Tradicionais Indígenas. Carolina abordou principalmente questões relacionadas à defesa do território indígena e a importância das comunidades para a preservação do meio ambiente. “Nós, povos originários, não nos separamos do meio ambiente, nós fazemos parte dele. Esse tema é sempre relevante para debate, principalmente com a juventude que se torna uma potência tão grande”, disse Carolina. A convidada também ressaltou a importância da educação nesse momento, que além de fornecer o embasamento necessário, ajuda a conscientizar, proporcionar reflexões juntamente com a democratização da linguagem, de modo que todos possam contribuir.

O evento reuniu 70 participantes do Parlamento Jovem, dos nove municípios que formam o Polo Zona da Mata III (Viçosa, Ponte Nova, Mariana, Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, São Francisco do Glória, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco). Além dos estudantes, vereadores e servidores das Câmaras das cidades que integram o Polo tambėm participaram. Para representar a Câmara de Viçosa esteve presente o Presidente da Casa, Vereador Edenilson Oliveira (PSD), que agradeceu pelo convite e salientou a importância do Parlamento Jovem que anualmente proporciona debates relevantes que elevam o Município e a região “é gratificante ver tantos jovens interessados no debate crítico e amplo sobre o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, atualmente nós percebemos a situação crítica que o meio ambiente vem passando e cabe a nós nos posicionarmos, e tomar as atitudes necessárias”, disse. Por fim, o presidente agradeceu a equipe da Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho e ao Coordenador Geral o Vereador Bartomélio Martins (Professor Bartô) (PT) que também participou da reunião.

Durante o encontro, o Vereador Bartomélio ressaltou que ''a Câmara Municipal de Viçosa está aberta para questões relacionadas ao tema do debate, uma vez que o Legislativo deve representar o povo e fortalecer as suas lutas, começando na juventude e criando como herança para o futuro''.

* texto de Thaís Cal sob a supervisão de Mônica Bernardi