Parlamento do Idoso realiza a 3ª reunião do ano

por Escola do Legislativo de Viçosa — publicado 05/06/2024 14h25, última modificação 05/06/2024 14h28

Na última quarta-feira de maio (29), no plenário da Câmara Municipal de Viçosa, ocorreu a terceira reunião do Parlamento do Idoso (PI). A ocasião contou com a presença dos parlamentares-idosos, a professora da Universidade Federal de Viçosa, Veranilda Mota, o coordenador pedagógico da Escola do Legislativo, Warlley Rozendo, o coordenador geral, Vereador Daniel Cabral (PCdoB) e os estagiários.

Em um primeiro momento, o secretário da mesa diretora do Parlamento, Antônio Raimundo Charrão, fez a leitura da Ata da última reunião, realizada em abril de 2024. O instante de leitura dos pontos discutidos na segunda edição do ano foi um pedido da convidada Veranilda Mota. Durante o momento, Antônio Charrão destacou a importância do Parlamento do Idoso, sendo uma entidade de poder municipal com o objetivo de diluir as problemáticas que afetam a comunidade idosa em Viçosa. 

Dada a sequência da reunião, o atual presidente do Parlamento do Idoso, José Bruno Ferreira, abriu a sessão para discussão. Os pontos principais discutidos pelos parlamentares foram a questão do acúmulo de lixo e a superlotação dos transportes públicos em Viçosa. Acerca do lixo, foi questionado o acúmulo dos resíduos em alguns bairros da cidade e a necessidade de uma revisão da taxa de recolhimento, além da implementação de mais placas com a finalidade de instruir os cidadãos sobre o local de depósito do lixo. Dessa mesma forma, foi tratada a questão do transporte público na cidade, e assim, evidenciada a falta e a superlotação. 

Em outro momento da reunião, o coordenador pedagógico Warlley Rozendo propôs uma ativa participação dos parlamentares-idosos na Escola do Legislativo de Viçosa. Desse modo, o convite proposto foi de realização de oficinas sediadas na Escola para os parlamentares. As oficinas atenderiam demandas necessárias para o Parlamento do Idoso, bem como o reforço da  conscientização do regime do Parlamento e a necessidade de formação política. Além disso, o secretário Antônio Charrão sugeriu e abriu votação sobre uma visita dos parlamentares-idosos à Escola do Legislativo na primeira semana de junho. A votação foi favorável e a visita confirmada. Por fim, a professora Veranilda Mota anunciou uma palestra que ocorrerá no próximo Parlamento do Idoso. 

O Parlamento do Idoso é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Viçosa e com apoio técnico da Escola do Legislativo, que tem o objetivo de promover discussões sobre questões relacionadas à qualidade de vida de pessoas idosas no município.


* texto do estagiário Luiz Henrique Diniz sob supervisão de Warlley Rozendo

* imagens da estagiária Cibelle Ferreira