Parlamento do Idoso recebe Diretor Presidente do SAAE
Na última quinta-feira (31 de outubro), no plenário da Câmara Municipal de Viçosa, aconteceu a oitava reunião mensal do Parlamento do Idoso (PI). Além dos parlamentares-idosos, do Coordenador Pedagógico da Escola do Legislativo e dos estagiários, o encontro contou também com a presença do Diretor Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Eduardo José Lopes Brustolini, com o objetivo de trazer esclarecimentos gerais sobre os serviços prestados e responder às possíveis dúvidas dos parlamentares.
Em um primeiro momento, o secretário da mesa diretora, Antônio Raimundo Charrão, fez a leitura da Ata da reunião anterior e das justificativas de faltas dos parlamentares, como de costume. Em seguida, o presidente do PI, José Bruno Ferreira, iniciou o momento de discussão, convidando o Diretor Presidente do SAAE para compor a mesa.
Eduardo iniciou sua fala ressaltando a importância da curiosidade dos parlamentares sobre os serviços da autarquia e explicando que a demanda por água é a maior responsabilidade do SAAE. Em seguida, ele apresentou informações sobre os serviços prestados, enfatizando a importância do abastecimento de água e as melhorias implementadas, como novos caminhões para coleta de lixo e planos de coleta seletiva. Depois do momento de apresentação, os parlamentares levantaram algumas questões sobre a quantidade de funcionários, a coleta de lixo e as taxas cobradas pela autarquia, que foram respondidas pelo Diretor Presidente.
Além desse momento de apresentações, o Coordenador Pedagógico, Warlley Rozendo, apresentou também a nova iniciativa das Oficinas de Direito para idosos, ministradas pela equipe da Escola do Legislativo. Com isso, a estagiária Iara Aguiar apresentou a metodologia dessas oficinas, ressaltando a importância do estudo da jurisprudência, e convidou os parlamentares para a próxima a ser realizada.
O Parlamento do Idoso é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Viçosa e com apoio técnico da Escola do Legislativo, que tem o objetivo de promover discussões sobre questões relacionadas à qualidade de vida de pessoas idosas no município.
*texto da estagiária Cibelle Ferreira sob supervisão de Warlley Rozendo