Parlamento do Idoso retoma as atividades em 2018

por Assessoria de Comunicação publicado 27/02/2018 10h34, última modificação 02/08/2021 16h20

Na última quinta-feira (11), a Câmara recebeu 18 parlamentares idosos para reiniciar as atividades do Projeto Parlamento do Idoso, em 2018. O objetivo da reunião foi identificar comissões permanentes e partidos temáticos que se adequem aos parlamentares. Os partidos  foram divididos em Partido da Acessibilidade, Partido da Ecologia, Partido da Solidariedade, Partido da Saúde e Partido dos Direitos Humanos.

O Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), concluiu que o encontro foi muito produtivo e com grande adesão. “As capacitações estão tendo resultados imponderados. O primeiro ano do projeto já irá acarretar em muitas demandas ao poder público, que é também um dos objetivos do Parlamento do Idoso a identificação e a implementação de políticas públicas para os idosos.”, disse.

Pedro Rubens Lopes da Silva (66), integrante do projeto, observou a participação dos parlamentares na reunião. “Todos estão entendendo a proposta e estão muito empenhados. A atividade foi muito bem planejada e permitiu que nós pudéssemos desenvolver a forma de usar a Tribuna Livre. É importante acompanhar essa evolução, dando continuidade às atividades, pois é essencial para o Município, principalmente para os idosos.”

Para a servidora Paula Murno, que assessora o Parlamento do Idoso, no retorno das atividades “todos tiveram a oportunidade de expor as demandas. As principais demandas apresentadas foram relacionadas ao transporte público, à saúde e à acessibilidade.” Os parlamentares optaram por compor a mesa diretora por critério de idade. Sendo assim, foi escolhido como Presidente José Francisco de Souza, como Vice-Presidente Francisco Lázaro Gomes e como Secretária Maria Ângela Rosa Gomes.

No ano passado, os parlamentares receberam diversas capacitações, incluindo o estudo do regimento e uma visita ao Parlamento do Idoso em Ubá. O Parlamento permite que os participantes fiscalizem e apresentem os desafios enfrentados pelos idosos, firmando um compromisso com a população viçosense.

Texto e foto: Isabela Monteiro//Revisão: Mônica Bernardi