Câmara Visita recebe o Colégio Passo a Passo

por Escola do Legislativo de Viçosa — publicado 20/05/2024 14h05, última modificação 20/05/2024 14h41

Na última quinta-feira (16), a Câmara Municipal de Viçosa, por meio da Escola do Legislativo, recebeu estudantes do 4º ano do Colégio Passo a Passo. Essa visita marcou o retorno do projeto “Câmara Visita”, que visa aproximar a população do funcionamento interno do Poder Legislativo Municipal e possibilitar a compreensão dos processos, responsabilidades e atribuições da Câmara de Viçosa. A visita foi conduzida pelo Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Daniel Cabral (PCdoB), que propôs uma dinâmica em que os estudantes se tornaram “vereadores por um dia”, além de guiar as crianças por toda a Casa Legislativa.

No primeiro momento da dinâmica mencionada, as crianças foram convidadas a ocupar a Plenária e discutir qual seria a função de um vereador. Nesse espaço, as dúvidas foram esclarecidas pelo Coordenador Geral, que também estimulou a participação ativa das crianças no processo de fiscalização dos governantes. Além disso, os estudantes do Ensino Fundamental I demonstraram conhecimento sobre o conceito dos três poderes que regem o Estado, e impressionaram aqueles presentes.

Em seguida, os alunos foram convidados a conhecer toda a dependência da Casa Legislativa e conversar com alguns funcionários, para entender o funcionamento do corpo técnico-administrativo da Câmara. Ao término da visita, as crianças puderam compreender os direitos que elas possuem e foram estimuladas a questionar mais sobre o funcionamento da cidade.

As escolas interessadas em participar do "Câmara Visita" podem entrar em contato através do e-mail: escoladolegislativov@gmail.com e pelos telefones 3899-7500 e 3899-7534.

*texto dos estagiários Luiz Henrique Diniz e Cibelle Ferreira sob supervisão de Warlley Rozendo

*imagens do estagiário Noah Katamak