Vereador volta a discutir a situação dos idosos no Transporte Público

por Assessoria de Comunicação publicado 19/05/2018 14h00, última modificação 02/08/2021 16h20

Na quinta-feira (17), o Coordenador Geral da Escola do Legislativo, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) participou de uma nova reunião com a empresa de ônibus Viação União, que desta vez contou com mais de cem pessoas, incluindo motoristas, trocadores e outros funcionários da empresa. O encontro aconteceu no espaço da viação e foi agendado pela Escola do Legislativo após serem levantadas demandas pelo Parlamento do Idoso sobre o desrespeito aos idosos no transporte público.

O Vereador Geraldo Luís avaliou o momento de forma muito positiva. “Houve articulação entre os órgãos na perspectiva de incutir na população a sensibilidade para com os idosos e outros prioritários como deficientes e gestantes no uso dos serviços públicos. Iniciar esse trabalho por meio do transporte público foi uma oportunidade de reconhecer ainda mais a complexidade da questão”, disse.

O Defensor Público, Glauco Rodrigues, também esteve presente e falou sobre direitos como assentos preferenciais no transporte coletivo para pessoas idosas e com deficiência. “O transporte coletivo é um serviço público que deve ser prestado pelo Estado à população, mas pode ser repassado para iniciativas privadas, como acontece em Viçosa. Assim sendo, serviços públicos também estão sujeitos ao Código do Consumidor e por isso devem atender à população da melhor forma possível. Existe, ainda, uma lei que prevê os direitos e deveres que estão assegurados pelo Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência.”

Como resultado do encontro, ficou definido que as campanhas a favor da sensibilização da comunidade a respeito dos direitos dos idosos e outros prioritários serão intensificadas a fim de resolver o problema. O Conselho Municipal do Idoso esteve representado por Wederson Candido.

Texto: Isabela Monteiro

Revisão: Mônica Bernardi