➡️ Conheça a Escola

por Escola do Legislativo de Viçosa — publicado 20/05/2024 16h10, última modificação 29/07/2024 09h40

A Escola do Legislativo é um órgão da Câmara Municipal de Viçosa que foi institucionalizada a partir da Resolução de nº 007/2015, no dia 11 de março de 2015 e denominada Escola do Legislativo Professor Sebastião Lopes de Carvalho, em 24 de fevereiro de 2016, a partir da resolução nº 003/2016, ambos pela então Presidente, Vereadora Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira.

A Escola do Legislativo tem por objetivo contribuir para a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral. Mantêm ações educacionais voltadas aos vereadores e servidores do legislativo, lideranças comunitárias, entidades, estudantes e cidadãos interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre política, democracia e participação. Conta com uma equipe técnica formada por profissionais e estudantes de diferentes áreas do conhecimento interdisciplinares ao estudo da política, como Pedagogia, Ciências Sociais, História, Direito, Administração e Comunicação Social.

Inspirada no princípio de preparação ao exercício da cidadania, previsto na Constituição Federal acerca da educação, a Escola do Legislativo também visa promover o debate político e cultural nas escolas, orientado à reflexão acerca das diferentes esferas de socialização de nossa comunidade.

Localização e Contato

Rua Arthur Bernardes, nº 95, sala 501. Centro. Viçosa – MG. CEP: 36570-000. Funcionamento de 8:00 às 17:00. Telefone: (31) 3899-7500 Email: escolalegvicosa@gmail.com

Quem foi Sebastião Lopes de Carvalho?

                                       

Sebastião Lopes de Carvalho, nascido em 30 de março de 1925 era considerado um poeta viçosense. Filho de José Lopes Dias de Carvalho e de Dona Amélia Ferreira de Carvalho, foi nomeado Presidente da Câmara no biênio 1959 - 1962 ,  durante o segundo governo do prefeito Raymundo Alves Torres. Casado com Dona Maria da Glória Pereira de Carvalho, teve os filhos Ângela Maria, Paulo Márcio, Marcelo Eugênio, Lúcia Maria e Heloisa Maria.

Foi aluno do Seminário Menor de Mariana, professor de Português, Latim, Moral e Cívica, Religião, História e Filosofia no extinto Colégio de Viçosa, que hoje dá lugar à Prefeitura Municipal de Viçosa. Além de ter sido professor do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa, presidindo também a Comissão Técnica de Comunicação e Expressão para Vestibulares, sendo membro da Comissão Permanente de Vestibular e assessor da Reitoria da instituição.

Sebastião Lopes de Carvalho, um mestre sempre idolatrado por seus alunos, foi o maior incentivador das atividades e ações desenvolvidas por eles, como “O Dinamite”, órgão de imprensa criado pelos alunos; a AECV (Associação Esportiva Colégio de Viçosa), cujo time foi campeão inúmeros jogos regionais, inclusive da Liga Esportiva Viçosense (LEV); e o GALAB (Grêmio Artístico Literário Arduíno Bolivar).

Também foi um dos contribuintes do atual brasão do Poder Executivo de Viçosa. Gerando o lema do símbolo, à expressão Templum Splendidum Lucis (templo de luz esplendorosa), alusiva ao esplendor oriundo da luz da fé e da cultura.

                                                     

Tinha sempre uma palavra de conforto para os ânimos abatidos e passava energias positivas através de um admirável senso de humor. Foi um mestre dedicado, que passava dia e noite no magistério e quando algum aluno lhe fazia perguntas, recebia uma aula à parte. 

Pingo, para os amigos e familiares, procurava incentivar as práticas artísticas uma vez que era um verdadeiro amante da música, da poesia e do teatro. Aos domingos saía por Viçosa com sua lambreta narrando histórias e despertando a atenção do povo.

                                                                         

Por sua grande importância para nossa cidade, é frequentemente homenageado como é o caso da Rua Professor Sebastião Lopes de Carvalho e da Escola do Legislativo. Que não poderia receber outro nome além de uma figura unânime e de grande representação no meio estudantil de Viçosa, que contribuiu para a formação de muitos jovens ao longo de sua atuação educacional. 

Quem foi Marcelo Andrade?

                                                         

Marcelo Soares Andrade nasceu no dia 7 de agosto de 1958 na pequena cidade de Cajuri-MG. Era reconhecido nacionalmente por ser ator, diretor de teatro e produtor cultural que atuava ao lado de grandes nomes do teatro nacional como: Regina Duarte, Marília Pêra, Vera Holtz e entre outros.

Durante 18 anos de sua vida, trabalhou como professor de Matemática e teatro em vários colégios de Viçosa e região. Em 1993, foi convidado para ser secretário de Cultura da cidade de Viçosa, cargo que ocupou até 2008. Em sua gestão, criou o Centro Experimental de Artes da Viçosa que oferecia oficinas artísticas gratuitas para os alunos da rede pública de ensino em várias modalidades artísticas.

De modo que, levasse arte à população de Viçosa, transformando vidas e realidades, formando cidadãos mais sensíveis, oferecendo oportunidades e ocupando espaços, para a construção de uma sociedade mais justa e preparada para enfrentar os desafios da vida. O Projeto era voltado para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos.

O sucesso da iniciativa foi tanto que em 2001, com apoio da empresa de telefonia TIM por meio da lei de incentivo à cultura, as oficinas se espalharam por 12 cidades mineiras (Araxá, Barbacena, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Poços de Caldas, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa).

Marcelo Andrade também foi responsável pelo projeto “Escritores Brasileiros”, que realizava eventos em todas as capitais brasileiras e contava com a presença de grandes escritores nacionais que se encontravam como público e funcionários do Banco do Brasil, uma das instituições apoiadoras do projeto, para falar um pouco sobre as suas obras e histórias de vida.

O que é o Projeto Cultural Marcelo Andrade?

Inspirado no Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, que integra teatro e galeria de Arte na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Câmara Municipal de Viçosa, em 2017, aprovou a Resolução nº. 007/2017, que instituiu o Programa Cultural Marcelo Andrade. Seu objetivo é promover e fomentar as diversas formas de manifestação popular, artísticas e culturais, dos moradores de Viçosa como artesanatos, fotografias, pinturas, cerâmicas, entre outros.

O Programa acontece nos espaços físicos e virtuais da Câmara Municipal de Viçosa, e recebeu esse nome pois Marcelo Soares Andrade foi um importante colaborador na cultura de Viçosa. Responsável por várias iniciativas e projetos relevantes, como o “TimArte” e “Escritores Brasileiros”, além da sua contribuição com Professor e Secretário de Cultura. Infelizmente, ele faleceu no dia 13 de março de 2017, aos 58 anos, mas sua memória e suas paixões ficarão eternizadas através do Programa Cultural Marcelo Andrade.

                                      

Comenda Cleuza Salomé


                                                     

Cleuza Salomé Duarte de Castro, nascida no dia 28/09/1950 em Florestal - Minas Gerais, mãe de Wesley Duarte de Castro, ex- vice-prefeito de Viçosa e da Patrícia Duarte de Castro, faleceu no dia 18 de agosto de 2013. Cleuza Salomé, foi uma excelente educadora na cidade de Viçosa, assim como diretora das Escolas Estaduais Effie Rolfs e Raul de Leoni, Coeducar e Colégio Ágora, antes do seu falecimento Cleuza também atuou como um dos membros mantenedores da então ESUV (Escola de Estudos Superior em Viçosa). 

Formação curricular: Formada nos cursos de Pedagogia, habilitada pela Universidade Federal de Viçosa/MG( 1977) ; Especialista em Orientação Educacional e Inspeção Escolar - Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras em São João Del Rei/MG (1983); Pós Graduação -  Especialização em Gestão de Escolas: - Abordagem administrativa e Pedagógica (2005). 

Cleuza Salomé teve uma excelente e extensa lista de atividades exercidas na cidade de Viçosa e demais cidades, tais como:

- Professora das últimas séries do ensino fundamental em Florestal/MG - Escola Cristiano Alves Ferreira e Melo (CENEC),

- Diretora fundadora da Escola Infantil Pequeno Príncipe em Florestal/MG;

- Professora do Ensino Fundamental II - Escola Estadual Raul de Leoni em Viçosa/MG;

- Aprovação no concurso público SEE/MG, para professora na Escola Estadual Alice Loureiro - Distrito de Silvestre/Viçosa/MG;

- Diretora da Escola Estadual Effie Rolfs - Viçosa/MG;

- Vice-Diretora da Escola Estadual Raul de Leoni;

- Professora de Artes do Colégio Equipe - Viçosa/MG;

- Chefe do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Viçosa/MG;

- Diretora Pedagógica da Cooperativa Educacional de Viçosa/MG (COEDUCAR);

- Diretora Pedagógica/Administrativa do Colégio Pitágoras (Ensino Fundamental e Médio) em Viçosa;

- Diretora sócia/proprietária do Colégio Pitágoras Pitágoras (Ensino Fundamental e Médio) em Viçosa;

- Diretora sócia/proprietária da UNOPAR (Universidade Norte do Paraná de Ensino à Distância) unidade em Viçosa/MG;

- Diretora/presidente da Sedribra (Sociedade Educacional Diogo Braga Filho);

- Sócia/proprietária e fundadora da Escola de Estudos Superior de Viçosa/MG - ESUV - mantida pela Sedibra;

- Fundadora da Faculdade de Medicina e Direito de Ponte Nova - Faculdade Dinâmica. 

Diante de todos os feitos realizados em prol da educação viçosense, a Câmara Municipal de Viçosa, conferiu a Comenda Mérito Educacional Professora Cleuza Salomé Duarte de Castro, instituída pela resolução nº 017/2015, Art.2° proposto pela Mesa Diretora, na gestão da então presidente e vereadora da Câmara Municipal de Viçosa Marilange Santana Pinto Coelho Ferreira, numa forma de homenagear e valorizar o legado deixado por Cleuza Salomé.