Gestão Pública: Vereador ministra palestra

por vca — publicado 01/12/2011 08h00, última modificação 11/03/2016 09h12
25/11/2011

A 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador João Batista Teixeira (PR) para a composição de mesa e  também para ministrar uma palestra. O tema da conferência foi “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”, sendo essa a etapa preparatória para a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social.

O evento aconteceu no Auditório do Instituto Municipal de Assistência ao Servidor (IMAS), tendo início no dia 25, sexta-feira, às 8h.

Como tema, João Batista falou sobre “Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública”, mostrando um pouco sobre o histórico do processo de transparência e controle social.

Conceituou controle social como a participação do cidadão na gestão pública, na fiscalização, no monitoramento e no controle das ações da administração, aproximando a sociedade e o estado e oportunizando o cidadão acompanhar e cobrar dos governantes uma boa gestão pública.

O vereador também falou das ouvidorias e destacou sua importância: “São canais abertos de diálogo do cidadão com o Estado ou gestor público. O objetivo é possibilitar aos cidadãos buscar informações, avaliar, criticar e aperfeiçoar os serviços e as políticas públicas.”

Como o vereador bem pontuou, conferências, mesas de diálogos, Fóruns, Audiências Públicas, Associações entre outros, são mecanismos de participação popular e controle social.

A mídia e o jornalismo são instrumentos facilitadores da transparência pública. “Cada vez mais a internet é utilizada para divulgar as reivindicações da população e mobilizar o cidadão. A criação de sites e blogs com o objetivo de promover debates, estimular o controle social e divulgar as boas e más práticas de gestão é tendências que devem ser seguidas por gestores”, disse.

A conferência debateu ações de participação da sociedade no controle da gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo, além de gerar estímulos para que sejam implantados mecanismos cada vez mais eficientes de transparência e para que esses sejam facilitadores do acesso às informações públicas.