Reunião: Câmara adota Língua de Sinais
Intencionado em aperfeiçoar ainda mais a relação Câmara Municipal e cidadãos, à partir da próxima semana, deficientes auditivos poderão acompanhar as sessões ordinárias pela televisão; um projeto que há algum tempo estava sendo discutido na Casa e que agora foi efetivado pela atual Mesa Diretora, que tem como Presidente, o Vereador João Batista (PR).
O professor de Libras da UNIVIÇOSA, Carlos Henrique Oliveira Silva, será o responsável pelas interpretações. Libras é a linguagem gestual codificada na Língua Brasileira de Sinais, para a comunicação de surdos, utilizando o sistema visual-motor.
“É preciso valorizar a importância da inserção de pessoas com deficiência na sociedade e a multiplicação de projetos que isso estimulem. A Câmara tem essa aspiração e queremos o maior número de conquistas nesse sentido”, afirmou João Batista.
Essa parcela representativa da população está se distanciando e distendendo por falta de políticas e assistência, sendo assim, a Câmara Municipal dá o primeiro passo para que essa realidade mude em breve e para que atitudes como essa possam se tornar mais comuns.
A lei municipal de nº 2.017/2010, reconhece o Sistema de Libras oficialmente como um meio de comunicação. O Art. 2º determina que a rede de ensino municipal deve garantir acesso à educação bilíngüe ( Libras e Língua Portuguesa) no processo de ensino-aprendizagem, desde a educação infantil até os níveis mais elevados do Sistema Educacional do Município de Viçosa, a todos os alunos portadores de deficiência auditiva. O Art. 3º fixa que a Secretaria Municipal de Educação deverá manter em seus quadros funcionais, equipes com profissionais surdos e com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, para o desenvolvimento do processo de ensino.